Após o sucesso do último Mutirão de Castração, que beneficiou 300 animais em Sertãozinho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente abriu novas inscrições para ação que, desta vez, beneficiará os moradores do Distrito de Cruz das Posses com a cirurgia de esterilização gratuita, que tem como principal objetivo controlar a superpopulação de animais nas ruas.
No Distrito, o Mutirão de Castração acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro. As inscrições, também gratuitas, podem ser realizadas até o próximo dia 07, em dois pontos: na Subprefeitura, localizada à rua Tenente Isaías, 872, das 9h às 17h; e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica à rua XV de Novembro, 857, das 9h às 17h. É necessário que o responsável pelo animal tenha 18 anos completos e esteja munido de RG, CPF e comprovante de endereço, para assinar a autorização de cirurgia.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, a ação também beneficiará os moradores da Granja. “Nesse local, faremos uma ação exclusiva para os moradores. A castração acontecerá no dia 10, e os interessados já podem procurar a sede da Granja, para realizarem as inscrições de seus animais. Ao todo, 200 cirurgias gratuitas serão colocadas à disposição dos moradores, e contamos com o empenho de todos para o sucesso da ação, que tem grande relevância em relação à saúde dos animais e das pessoas”, destaca o secretário da pasta, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Nesta segunda etapa da ação, 600 cirurgias de esterilização gratuitas serão oferecidas à população, que pode inscrever cães ou gatos, machos ou fêmeas. Os animais castrados também serão microchipados.
Principais orientações:
De acordo com o veterinário do Canil Municipal, André Luís Giovanini Lovato, “embora a castração seja considerada uma intervenção cirúrgica simples, algumas orientações devem ser seguidas pelos proprietários nos períodos pré e pós-cirúrgico, para o sucesso do procedimento”. Confira:
Pré-operatório – A castração é indicada para cães ou gatos, machos ou fêmeas, a partir dos 8 meses de vida. Os animais, adultos ou filhotes, que forem passar pela cirurgia, deverão ser alimentados até 4 horas antes do horário agendado; as vacinas devem estar em dia; e o proprietário deve providenciar, antes da cirurgia, um colar ou uma roupa pós-cirúrgica, que evite que o animal retire os pontos.
Pós-operatório – Nas primeiras 48 horas, os animais deverão descansar em um local tranquilo, pouco iluminado, limpo e, de preferência, com panos e cobertores, pois eles sentirão frio; ao receber o animal após a cirurgia, o proprietário deve se lembrar do efeito do anestésico, já que, por esse motivo, o bichinho poderá apresentar vômito e evacuação; a primeira alimentação deve ser oferecida somente quando o animal estiver totalmente acordado e de acordo com a sua vontade, evitando a indução de vômitos; e a retirada dos pontos deverá ser feita 7 dias após a cirurgia.
Aproveite a oportunidade! Optar pela castração do seu animal é uma demonstração de responsabilidade, cuidado e carinho.