Nos dias 18 e 19 de outubro, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na Praça 21 de Abril, mais um Mutirão de Castração de Animais. A ação gratuita foi viabilizada através de um convênio firmado com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a partir de uma emenda do deputado estadual Ricardo Tripoli, e tem como objetivo o controle populacional de animais nas cidades paulistas.
Em Sertãozinho, a atividade beneficiou mais de 300 animais, entre cães e gatos, que também foram contemplados com a identificação por microchip, também conhecida por microchipagem. Além disso, os responsáveis pelos animais receberam orientações sobre posse responsável e maus-tratos.
Animados com o benefício e conscientes da importância do controle da população de cães e gatos nas ruas, alguns cidadãos mobilizaram as cercanias onde residem. “Consegui levar para castrar 10 animais, sendo sete gatos e três cães. Por incrível que pareça, nenhum deles é meu, mas achei a oportunidade que a Secretaria de Meio Ambiente nos proporcionou tão boa, que me ofereci a trazer os animais de alguns vizinhos! Eu possuo sete cachorros, e todos já estão castrados. O atendimento durante a ação foi excelente e acho importante incentivarmos outras pessoas a tomarem essa atitude, visto que, tudo isso só vai melhorar a situação dos animais”, comentou a cidadã Lisandra Alves Canelo que, além de dentista, também é protetora de animais.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, a meta inicial foi atingida com sucesso. “Estamos muito felizes com a quantidade de animais que passaram pela cirurgia de esterilização. É importantíssimo que os munícipes saibam da necessidade e da importância da castração de cães e gatos. Somente dessa forma, conseguiremos diminuir o número de animais abandonados nas ruas que, infelizmente, cresce a cada dia”, avaliou.
É importante lembrar que, o repasse para realização dos mutirões de castração tem capacidade para atender até 2.000 animais e, diante disso, a iniciativa terá continuidade no mês de novembro, com novos mutirões que atenderão os animais dos moradores da Granja e do Distrito de Cruz das Posses.