Desde o último dia 20, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Rede de Ideias, realizaram em Sertãozinho e Cruz das Posses, diversas ações de conscientização contra o uso de drogas nas escolas estaduais de Ensino Médio.
O “Conexão Poética contra as Drogas”, que teve como principal objetivo alertar os jovens sobre a série de problemas psicológicos e sociais que as drogas trazem, teve repercussão positiva, segundo a avaliação da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína Mói Crosara. “Os resultados foram muito satisfatórios. Nós conseguimos atingir, com essa ação, todos os objetivos propostos pelas oficinas e, o melhor de tudo, é que os adolescentes que assistiram às palestras interagiram muito. Muitos deles até deram depoimentos sobre suas próprias experiências, servindo como exemplos para os demais.”
É válido lembrar que, o evento contou com o apoio do Departamento de Cultura e Turismo, da equipe do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), da Associação das Culturas Afro e Brasileira de Sertãozinho e Região (Cabeça Di Nego) e de Leandro Gord.
O “Conexão Poética Contra as Drogas” termina neste sábado, 25, com uma programação variada no CEU, em que se destaca o show inédito e gratuito do grupo de rap e hip-hop “Consciência X Atual”. Confira as atrações do encerramento:
- 14h – Abertura do evento;
- 15h – Workshop com o DJ Lê Abracadabra;
- 16h – Apresentação de Break;
- 17h – Apresentações de grupos de Sertãozinho;
- 19h – Show do grupo Consciência X Atual.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) está localizado à rua Pedro Montenegro nº 340, no Jardim Santa Marta.
Sobre o grupo Consciência X Atual
“Consciência X Atual” ou “CxA” é um grupo de rap e hip-hop de Ribeirão Preto/SP, criado na década de 1990 por jovens que, na época, eram rivais nas competições locais de freestyle rap.
O grupo, que hoje conta com quatro integrantes, sendo Nego Lê, W-Fy, Nino X e DJ Yzak, já lançou seis discos durante a carreira, e ficou conhecido por passar mensagens de conscientização sobre as drogas, após a morte do quinto integrante, Billy, ter sido causada por um infarto, decorrente do uso frequente do cigarro.