Garantir o conforto e o bem-estar dos animais acolhidos pelo Canil Municipal. Este é o propósito da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, recentemente, promoveu algumas melhorias no setor, em função do período de inverno.
Uma das ações foi a instalação de lonas plásticas nas grades externas do Canil, vedando a passagem do vento, principalmente nos dias mais frios. Além disso, estrados de madeira foram colocados nas baias, para evitar o contato direto dos animais com o chão, enquanto dormem. “Os estrados servem como um isolante térmico, evitando que a temperatura do chão atinja os animais, principalmente nesta época fria. Esses suportes são lavados diariamente com detergente bactericida e, logo em seguida, colocados para secar ao sol. Posteriormente, realizamos um trabalho de descontaminação em todos eles”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, que completa: “é importante lembrar que, essa iniciativa, além de proteger os animais do frio, previne o risco de contaminação, o que é muito frequente com a utilização de cobertores”.
A segurança dos animais e dos visitantes também foi alvo de benfeitorias: telas foram instaladas nas portas, para facilitar a visualização dos cães dentro das baias, assim como uma grade foi colocada no pátio central, para melhorar o acesso dos munícipes.
Novos equipamentos
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, recentemente, o Canil Municipal recebeu novos equipamentos, como uma geladeira de uso exclusivo para medicamentos, com termômetro de controle de temperatura e maior capacidade de armazenamento do estoque de vacinas e medicamentos biológicos, e um freezer, para o armazenamento de todo o material biológico. “Isso mostra que, a Administração Municipal está cada vez mais empenhada em melhorar nossos serviços, priorizando a saúde e o bem-estar dos animais acolhidos pelo Canil. Já estamos viabilizando a implantação do solário, do ambulatório para procedimentos, da recepção para atendimento exclusivo aos adotantes, banheiros, acesso a cadeirantes, consultório veterinário, sala de atendimento de animais silvestres e reforma completa da baia destinada aos cavalos”, comenta Carlos Gomes.
Saúde
A preocupação com a saúde dos animais é constante, e começa na escolha da ração e dos medicamentos – ambos de primeira linha.
O investimento na disponibilização de novos microchips continua, observada a importância desse sistema, que armazena todas as informações do animal, como castração e as datas das últimas vacinas.
Uma novidade que está a caminho relacionada à saúde dos animais, é o convênio que a Administração Municipal está firmando com a Universidade Estadual Paulista – UNESP, de Jaboticabal/SP, para oferecimento de atendimento especializado aos animais e aves silvestres, que ocasionalmente são recolhidos no município e no Distrito de Cruz das Posses.
Um convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente também está em andamento, o qual prevê a realização de um grande mutirão de castração, com capacidade de atendimento gratuito de 2000 animais, entre cães e gatos.