Sucesso total! Esse foi o balanço da palestra “Desvendando o Autismo”, ocorrida na última terça-feira, 29 de abril, no Teatro Municipal de Sertãozinho. A ação foi promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Cerca de 450 pessoas prestigiaram o evento, com destaque para a grande representatividade de professores e cuidadores, que vieram inclusive, de outras cidades da região, em busca de conhecimento sobre o tema, cuja abordagem foi conduzida pela médica pediatra Drª Lilian Nakachima Yamada, que é criadora do GAIADI, o Grupo de Avaliação e Intervenção nos Atrasos do Desenvolvimento Infantil.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, destacou o pioneirismo da ação realizada pelo município. “A ampla presença do público, que lotou as dependências do teatro, prova o quanto a sociedade, de um modo geral, carece de informações sobre o autismo, as quais não são tão acessíveis quanto as pessoas podem imaginar”, analisou Tatiane, que completou: “Sertãozinho, mais uma vez, sai na frente, disponibilizando informação e debatendo assuntos de relevância social junto à população”.
Pai de uma criança autista, o mobilizador inicial da ação, Edner Pontes, disse ter ficado surpreso com a repercussão do evento. “Quando pedi apoio ao Fundo Social para realizar essa palestra, não imaginava um sucesso tão grande. Estou muito feliz com o resultado, pois acredito que a missão inicial, de conscientizar as pessoas para lutar contra o preconceito, foi cumprida. É um trabalho que deve continuar”, afirmou.
A palestra teve como público-alvo não só os pais de crianças e jovens com autismo, mas principalmente, profissionais que prestam atendimento aos autistas, como educadores, cuidadores, agentes das forças policias, agentes de saúde e assistentes sociais.
Quem participou do evento para aprimorar seus conhecimentos profissionais, gostou do que viu, como a professora da rede municipal de ensino, Ivana Maria Mucci Mazer, que leciona para o 1º ano da EMEF “Profª Joanninha Gilberti”. “Eu gostei muito! É preciso que as crianças que se mostram diferentes, recebam uma atenção diferenciada, mais cuidadosa e amorosa. Foi uma oportunidade maravilhosa, pois todos precisam saber como lidar com o autismo”, opinou.
Ao término da palestra, que transcorreu de forma dinâmica e interativa, o público presente teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas junto à palestrante. (Assessoria de Comunicação PMS)