Recurso será destinado a projetos sociais e entidades assistenciais de Sertãozinho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Social e Cidadania de Sertãozinho foi contemplada, recentemente, com uma verba de R$ 667.837,53 durante um evento para assinatura de Termos de Repasse de Recursos Financeiros do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), realizado na cidade de Batatais.
A ocasião, que contemplou diversos municípios da região, contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, além de prefeitos de diversos municípios, gestores e técnicos da área de Assistência Social. Sertãozinho teve como representantes a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína Mói Crosara, e a assistente social, Aline Rodrigues.
Segundo informações da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, a verba recebida deve ser utilizada dentro do ano de 2014 e será dividida. “Do total destinado, R$ 307.085,96 será destinado para a população atendida nos cinco Centros de Referência de Assistência Social do município, que se localizam em regiões de maior vulnerabilidade econômica e social, atendendo cerca de 25 mil beneficiários, entre crianças, adolescentes e idosos, com a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de ações que visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, explicou Janaína Crosara, que completou: “já a outra parte do recurso será destinada às entidades assistenciais do município e ao atendimento da Proteção Social Especial, que é um programa voltado às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal, violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar, devido à aplicação de medidas judiciais”.
Ainda de acordo com Janaína, a proximidade do município com as experiências e programas desenvolvidos pelo Estado têm promovido um avanço nos serviços prestados pela secretaria. “Trabalhar lado a lado com o governo do Estado é um sinal da real democracia, pois estamos tendo a oportunidade de propor ações, conhecer o trabalho efetivo dos governos estadual e federal, e cada vez mais, melhorar a política de Assistência Social. Temos percebido um bom avanço nos serviços desenvolvidos pela Assistência Social do município, mas sabemos que ainda há muito a ser feito e vamos trabalhar por isso”, afirmou a secretária da pasta.
O evento de assinatura de convênios também foi marcado pela primeira reunião da Frente Paulista - uma associação civil, sem fins lucrativos, que atua representando os gestores municipais de Assistência Social do Estado de São Paulo junto ao Poder Público. (Assessoria de Comunicação PMS)