Trabalho de limpeza de córregos e rios visa prevenir alagamentos em Sertãozinho
Melhorar a qualidade de vida da população, respeitando e protegendo o meio ambiente. Essa é a meta da Prefeitura Municipal de Sertãozinho que, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou em amplo trabalho de desassoreamento (limpeza) de todos os córregos e rios urbanos, que visa prevenir alagamentos no município. O serviço teve início neste mês de janeiro e tem duração prevista de oito meses.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, o trabalho tem autorização para ser realizado e implica na retirada de materiais do fundo dos córregos que, com o tempo, ficam acumulados, como a própria matéria orgânica formada por folhas, galhos e terra, que dificulta a passagem das águas. “Para que o serviço ocorresse sem qualquer dano ao meio ambiente, antes de iniciarmos a execução do desassoreamento foi realizado um minucioso estudo, além da obtenção de autorizações pertinentes junto aos órgão competentes”, explicou o secretário da pasta, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Ainda segundo o secretário, infelizmente não são apenas restos de árvores em decomposição que são encontrados durante a limpeza. “No processo de desassoreamento, lamentavelmente, temos encontrado muitos materiais plásticos, como garrafas pet, e até mesmo lixo doméstico descartado de maneira irregular nos córregos, o que nos preocupa bastante, já que Sertãozinho possui um serviço eficiente de coleta de lixo doméstico e também de recicláveis”, comentou Carlos Gomes, que completou: “essa atitude impensada, de descartar esse tipo de material nos córregos e rios, é uma ação que se volta contra quem a realiza, pois esses entulhos aumentam a possibilidade de enchentes e prejudicam a vida de várias espécies animais que habitam esses locais. Temos uma grande população de cágados e tartarugas que habitam os córregos de Sertãozinho, e esses animais acabam ingerindo materiais plásticos como se fossem alimentos e acabam morrendo”.
Nesta semana, o desassoreamento de todo o córrego Eugênio Mazer foi concluído. A partir de agora o trabalho prosseguirá nos córregos Norte, Tamboril e Água Vermelha. (Assessoria de Comunicação PMS)