No último sábado, dia 02, 40 alunos da EMEF “Prof. Ângelo Colafêmina” participaram do “1º Festival Grupo Fundamento de Capoeira, Arte e Luta Brasileira”, que aconteceu na Casa da Cultura.
A participação da escola se deu por meio de um convite feito pelo grupo de capoeira, no qual o professor de educação física da escola, Matheus Falco S. Oliveira, atua como mestre.
A partir do convite, atividades foram desenvolvidas durante o ano junto aos alunos do 3º ao 5º ano, com o objetivo de valorizar a cultura brasileira, o que resultou na apresentação da “puxada de rede” formada por alunos da escola, durante o festival.
O que é “puxada de rede”
A “puxada de rede” surgiu após o período da escravidão, quando os negros não achavam oportunidades para entrar no mercado de trabalho, passando então, a procurar sustento no mar. Na época, parte desses negros se deslocaram para as entranhas dos mangues, na região de Santo Amaro/BA.
Esta era uma atividade que exigia muito esforço físico, já que os pescadores iam para o mar durante a madrugada e lançavam uma enorme rede, para a puxarem de volta depois do raiar do dia. (Assessoria de Comunicação da PMS)