As regiões da Cohab II e da Vila Garcia serão contempladas com a segunda edição do evento “Meio Ambiente em Ação”, que será realizado nos dias 09 e 10 de novembro, respectivamente, das 9h às 13h, pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Meio Ambiente.
Na ocasião, serão desenvolvidas ações de adoção de animais, doação de mudas, orientações sobre reciclagem e descarte correto de resíduos, vacinação gratuita para cães (vacina V12), vacinação antirrábica para cães e gatos, além de atividades para crianças supervisionadas por profissionais da Escola de Educação Ambiental. Na Cohab II, o evento será realizado na Praça José Tincate (Praça do Horto). Já na Vila Garcia, a ação acontecerá na praça do bairro.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes, um dos pontos altos da ação é a prevenção da cinomose em cães, através da imunização com a vacina V12. “Estamos apostando no trabalho preventivo contra a cinomose canina e os moradores das duas regiões precisam aproveitar essa oportunidade, de protegerem seus cães contra essa doença, que é altamente contagiosa e causa muito sofrimento aos animais infectados. Além disso, a vacina V12, que confere proteção contra cinomose e outros 11 vírus, não é disponibilizada gratuitamente. Em Sertãozinho, firmamos uma parceria com o INPAMA e, por isso, vamos conseguir estender esse benefício para a população pela segunda vez”, explica.
Ao todo, 2.000 doses da vacina V12 foram doadas pelo instituto, as quais serão divididas proporcionalmente ao tamanho das duas regiões em que as ações serão realizadas, sendo 1.500 vacinas para as adjacências da Cohab II e 500 para a Vila Garcia. É importante lembrar que, apesar do evento ter duração até as 13h, dependendo da procura, é possível que as doses da vacina se esgotem antes do término de cada ação.
Apoiando o evento “Meio Ambiente em Ação”, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses, oferecerá gratuitamente a vacinação antirrábica para cães e gatos, com foco nos moradores residentes em qualquer região do município, que receberam a visita dos agentes, porém não se encontravam no imóvel naquele momento. (Assessoria de Comunicação PMS)