08 MAI 2013
SAMU registra quase 3 mil atendimentos nos quatro primeiros meses de 2013

Conheça um pouco mais sobre esse serviço e utilize-o com consciência.

O SAMU é para atendimentos de urgência

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Sertãozinho registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, 2971 atendimentos. Os números mostram que foram uma média de quase 743 atendimentos/mês e, aproximadamente, 25 por dia.

A solicitação de atendimento (pedido de socorro) é realizada, gratuitamente, através do número 192. “Após uma análise prévia do pedido, a Central de Regulação Médica poderá disponibilizar os recursos necessários para melhor atender ao pedido de auxílio, por meio de uma orientação médica, um conselho, ou ainda deslocar uma equipe de suporte básico e/ou avançado de vida, de acordo com a necessidade do caso analisado, através de classificação de risco”, explicou Renata Frateschi de Andrade, enfermeira responsável do SAMU.

O SAMU de Sertãozinho possui 3 viaturas, sendo 1 de Unidade de Suporte Avançado e 2 Unidades de Suporte Básico. Na Unidade de Suporte Básico (USB), a equipe é formada por um socorrista, condutor de veículo de emergência com capacitação específica para atendimentos de urgência, e por 1 técnico de enfermagem. Esses funcionários realizam os primeiros atendimentos, executam protocolos e procedimentos necessários, através da medicina à distância. “Eles tratam de atendimentos de urgência com menor complexidade, por exemplo, uma cólica de rim, dor em local da cirurgia, acidentes com vítimas leves”, contou Andrade.

Já na Unidade de Suporte Avançado (USA), há um médico, um enfermeiro e socorrista. “A USA atende pacientes em estado grave e que necessitam de suporte intensivo, pois suas condições põem em risco a vida, e a intervenção imediata torna-se imprescindível. Por exemplo, pacientes com insuficiência respiratória grave, parada cardíaca, acidentes com vítima inconsciente, traumas potencialmente graves”, informou enfermeira.

Médias e avaliações positivas

O “tempo-resposta” é um importante indicador do SAMU. Por meio dele, é definido o tempo em que a viatura é acionada pela Central de Regulação e o tempo de chegada ao local da ocorrência. “Atualmente, o tempo-resposta do SAMU de Sertãozinho é, em média, de 6 minutos e 33 segundos. O valor adotado como referência nacional e mundial para serviços de emergência é de 15 minutos. Vale lembrar que o atendimento do SAMU começa no contato telefônico. Ao ligar para o 192, o solicitante deve passar as informações de maneira calma e com a maior precisão possível. Assim, começa o trabalho de triagem onde o chamado passa por uma classificação de gravidade e destina-se o recurso ideal, conforme o risco presumido”, comentou Renata.

Ela completou dizendo: “nós tivemos um caso recente em que o SAMU foi acionado para atender uma pessoa engasgada, sem conseguir respirar. O médico da Central de Regulação orientou o solicitante, por telefone, as técnicas iniciais para socorrer essa pessoa, antes mesmo da chegada do SAMU. A pessoa realizou os procedimentos e salvou a vida de seu familiar. Quando o SAMU chegou, prestamos a sequência do atendimento com a vítima já estabilizada”.

O trabalho vem conseguindo uma boa avaliação. “O Serviço de Avaliação do Usuário é um procedimento realizado pelo SAMU onde nós ligamos para os usuários atendidos e solicitamos uma nota de 0 a 10 pelo serviço prestado. Mais de 90% das avaliações são notas de 9 e 10, o que é muito gratificante, pois recebemos o retorno da população sobre a qualidade do atendimento, e isso nos estimula a seguir no constante processo de melhoria”, concluiu Renata.

Vale lembrar que, a equipe Coordenadora do SAMU Sertãozinho é composta por Marcelo Dinardi, médico responsável; Renata Frateschi de Andrade, enfermeira responsável, e Antonio Donizete Garcia Moraes, assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe geral conta com 45 funcionários. (Assessoria de Comunicação da PMS).