Que tal ter momentos de reflexão e de fé; cuidar da saúde física e psicológica e ainda desfrutar de belas paisagens? Sentiu uma paz interior ao ler essas poucas palavras? Então, imagine participar do Programa “Caminho da Fé”, um roteiro que engloba religião e cultura?
Muitas pessoas não sabem, mas, é possível dar início a esse percurso saindo de Sertãozinho. “Contamos com o apoio de um hotel na cidade; o peregrino pode se hospedar e adquirir seu passaporte. O peregrino tem acesso as setas que o conduzirão ao Parque do Cristo, um ponto turístico, seguindo pelo Portal da Cidade, passando pelas estradas rurais até o bairro do Pati, em direção a cidade de Dumont para, posteriormente, seguir à cidade de Aparecida, que está a cerca de 580 Km de nosso Município”, explicou o Chefe de Desenvolvimento de Turismo, Edenir Luis Belluc.
Neste ano, o Caminho da Fé completa 10 anos e ao longo desse tempo mais de 20 mil peregrinos fizeram o trajeto. O tempo de viagem, quando feito caminhando é de 30 dias em média ou 15 dias de bicicleta. “Chegando em Aparecida, o peregrino tem direito a um certificado de reconhecimento ao completar o percurso mediante apresentação do passaporte carimbado. Todo o caminho é sinalizado, através de setas amarelas e placas indicativas, o trajeto é percorrido em estradas alternativas (rurais), os pontos de apoio e de carimbo do passaporte são os sistemas hoteleiros, que contam com pensões, pousadas e hotéis, restaurantes, igrejas e postos de informações turísticas”, declarou Belluc.
Ao todo, são 32 cidades integrantes, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. O Caminho da Fé tem sido reconhecido como a melhor adaptação do Caminho de Santiago no Brasil.
No dia 15 de agosto de 2003 foi criada a Associação dos Amigos do Caminho da Fé com a finalidade de manter e cuidar da rota. A Associação é composta por um Conselho Deliberativo, representado pelos prefeitos, e uma Diretoria Executiva, que presta serviços voluntários. A sede fica na cidade de Águas da Prata/SP.
O objetivo da Associação, através do Caminho da Fé, é propiciar ao ser humano o poder de exercitar a capacidade de ser humilde através do contato pessoal com o rústico e a natureza, e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das cidades, propiciando a integração cultural de seus habitantes com os peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.
Em 2013, os peregrinos ganharam um novo aliado: o “Caminha São Paulo”. Trata-se de um projeto turístico, do Governo de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Turismo. “Seu objetivo principal é a promoção dos atrativos turísticos dos municípios paulistas a partir do desenvolvimento de roteiros peregrinos, que podem ser cumpridos a pé ou de bicicleta, inspirados em rotas percorridas por personagens históricos que ajudaram a compor o rico passado paulista”, contou Luis.
Vale ressaltar que, o “Caminho da Fé” passou a integrar o Programa “Caminha São Paulo” em dezembro passado, durante uma reunião na Secretaria Estadual de Turismo na cidade de São Paulo, onde estiveram presentes: a Presidente do Caminho da Fé, Odete Loro Boscariol, e o Assessor Técnico da Secretaria Estadual de Turismo, Maurício Juvenal. “Nós encaminhamos os pedidos de apoio a Rota Turística que foram prontamente atendidos. O Caminho da Fé receberá apoio e investimentos ainda neste ano”, concluiu Edenir. (Assessoria de Comunicação da PMS).