Rita Rosana Montenegro, 47 anos, é a nova secretária de Saúde do Município de Sertãozinho. A nomeação foi publicada no Jornal Oficial desta última quarta-feira, dia 27. Ela entra no lugar de Valter Almussa, que dedicará exclusivamente às funções de vice-prefeito.
Formada em Enfermagem, Rita Montenegro tem diversos cursos nas áreas de Enfermagem e Obstetrícia; Enfermagem do Trabalho e Gerência em Saúde.
Na Prefeitura de Sertãozinho está desde setembro de 1992, como enfermeira. Atuou na Supervisão Técnica e na prestação de cuidados médicos em pronto-atendimento e saúde pública; de 1998 a 2009 como Enfermeira de Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância de Saúde do Trabalhador); Interlocutora municipal da Saúde do Trabalhador de 2004 a 2011 e Coordenadora do Vigilância Epidemiológica e controle de doenças.
Entre os anos de 2002 e 2012, esteve contribuindo para a investigação de agravos e doenças infectocontagiosas ou crônicas não transmissíveis, levantando e analisando dados para o direcionamento do planejamento da assistência na rede pública municipal. Nesse período, esteve à frente na realização de campanhas vacinais e capacitação de profissionais em geral (enfermeiros, técnicos e agentes comunitários) para atuação na área.
No início deste ano foi nomeada como Assessora de Secretaria, onde executou diversas funções, entre elas, avaliação e planejamento de ações fornecendo dados estatísticos, relatórios e levantamentos fomentando a proposição de ações de saúde.
Quais são suas propostas?
“Exercer com competência e transparência o cargo, de forma que o nível de saúde da população de Sertãozinho seja contemplado de forma digna e igualitária nas suas necessidades de acordo com as Politicas Públicas de Saúde”, comentou ela, que pontuou, ainda, sobre o desafio: “foi com muita honra que recebi o convite que traduz o crédito e a confiança necessária. Estou à disposição para o trabalho a ser realizado. Como técnica, reconheço que depois de passarmos por um período difícil, no qual contamos com a contribuição do vice-prefeito Valter Almussa, imprescindível, no período em que o foco foi o aprendizado e segurança para a equipe, observamos a sintonia do grupo que tem sido fundamental para o direcionamento na reestruturação da Secretaria para cumprir com seu objetivo: a saúde da população”.
Sobre a marca que terá sua gestão, Rita é enfática: “a utilização dos recursos públicos de forma devida, com transparência e dimensionada para oferecer saúde, não só na área curativa, com exames e consultas, mas saúde contemplada em todos os seus aspectos com foco na prevenção, evitando a ocorrência de danos à saúde”. (Assessoria de Comunicação da PMS).