Brasília recebeu nos dias 4 e 5 de junho, cerca de 360 representantes dos poderes públicos e da sociedade civil para participarem do Seminário Internacional das Praças do Esporte e da Cultura (PEC). O encontro realizado pelo Ministério da Cultura, teve como principal objetivo apresentar experiências positivas das praças instaladas no Brasil e no exterior.
Representando a cidade de Sertãozinho, participaram os moradores do entorno do bairro Jardim Santa Marta, onde está sendo construída a praça do PEC na cidade de Sertãozinho, Luís Honório e Marlene Soares, e representando a administração municipal, Antônio Carlos da Costa e Acácio Augusto Tobias.
A Praça dos Esportes e da Cultura é um espaço que integrará em um mesmo espaço físico, atividades e serviços culturais com práticas de esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistênciais, políticas de prevenção a violência e inclusão digital. O projeto visa a promoção da cidadania e a redução da pobreza nos locais onde serão implantadas e foi elaborado em conjunto pelos Ministérios da Cultura, do Esporte, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, da Justiça, do Trabalho e Emprego.
De acordo com o coordenador da Unidade Gestora Local (UGL), Toninho Costa, foi muito importante a participação dos gestores locais no seminário oferecido pelo Governo Federal, pois puderam conhecer experiências positivas das Praças dos Esportes e Cultura, na América Latina. “Nestes dois dias conhecemos trabalhos que estão sendo desenvolvidas em outras localidades. Vimos que é fundamental a participação e o diálogo com a comunidade para o sucesso na gestão do projeto e dos prédios”, frisou Toninho Costa.
A moradora Marlene Soares do Condomínio Eldorado no Jardim Santa Rosa ficou animada em conhecer o projeto durante as palestras em Brasília. “Este projeto veio em boa hora. Nossa região precisa deste espaço para trabalhar com as nossas crianças e jovens. E receber uma praça com toda essa estrutura e serviços será maravilhoso”, frisou a moradora.
Nos próximos dias a comunidade será convidada a participar de oficinas que orientarão na elaboração do plano de gestão da Praça de Esportes e Cultura. Serão sete oficinas com profissional habilitado onde a comunidade poderá sugerir quais atividades acorrerão neste novo espaço.