Claudemiro Batista conquista a medalha de ouro pelo terceiro ano consecutivo e
a vaga para o Sul-Americano da categoria
André Marques
A cidade de Itú, no interior de São Paulo sediou entre os dias 7 a 10 de junho, o 36º Campeonato Brasileiro de Powerlifting (Levantamento de Peso Básico). Sertãozinho foi representada na competição por três atletas, Gabriel Cordeiro, Renato Rosa e Claudemiro Batista.
O atleta Gabriel Cordeiro, competiu na categoria Júnior, para atletas com peso até 74kg, fez um agachamento com 200kg, supino com 115 kg e levantamento terra com 207,5 kg, atingindo um total de 522,5 kg, ficando com a quarta colocação.
Renato Rosa, competiu na categoria Open + 120, para atletas acima dos 120 kg, obteve pontuação total de 750 kg, sendo 310 kg no agachamento, 170 kg no supino e 270 kg no levantamento terra, conquistando o terceiro lugar.
O destaque da equipe sertanezina foi o atleta Claudemiro Batista, que competiu nas categorias Open e Master 1, para atletas até 120 kg, atingiu a pontuação de 820 kg, realizando um agachamento de 330 kg, supino com 180 kg e levantamento terra de 310 kg, sagrando- se campeão nas duas categorias que disputou.
Com a conquista desse final de semana, Batista sagrou-se tricampeão brasileiro de Powerlifting. “Fiquei muito satisfeito e realizado pelos resultados conquistados pela nossa equipe, pois treinamos forte nesta últimas semanas sob a supervisão do professor Milani”, frisou Batista.
Agora, Batista se prepara para disputar o Sul-Aamericano de Powerlifting, que será disputado em agosto na cidade de Cali na Colômbia.
Powerlifting
É um esporte de força composto por três provas, que são disputadas na seguinte ordem o agachamento, o supino e o levantamento terra.
Agachamento: O atleta põe a barra na altura dos ombros e com ou sem ajuda de um auxiliar central, abaixa-se até formar um ângulo de 90º nos joelhos, voltando a posição inicial.
Supino. O atleta, deitado num banco, retira a barra do suporte e com ou sem ajuda de um auxiliar central desce-a até bem próximo aos músculos peitorais, em seguida, reergue-a até a extensão dos cotovelos e retorna-a para o suporte.
Levantamento terra. Uma barra com pesos é colocada no chão, o atleta abaixa-se, agarra a barra, e eleva-a até que as pernas e costas estejam retas e na posição vertical, e o peito levantado. O barra é então devolvida ao chão de uma forma controlada.
Os atletas podem fazer três tentativas em cada prova para levantar a maior carga possível e o que tiver maior somatório no total é o vencedor.