O projeto consiste na aquisição de materiais para a montagem e instalação de equipamentos para a população idosa
Ana Maria Pena
A Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Sertãozinho, assinou o convênio que visa a transferência de recursos financeiros, a título de auxílio, para implementação da Praça de Exercícios do Idoso.
O projeto consiste no repasse de R$ 15 mil, pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultura do Estado de São Paulo (FUSSESP) para a aquisição de materiais para montagem e instalação de equipamentos de ginástica, adaptados à população idosa, visando a melhoria da qualidade de vida de pessoas acima dos 60 anos de idade. Segundo informações do Fundo Social, no total, são cerca 10.300 pessoas idosas em Sertãozinho, correspondendo a 9,55% da população residente no município.
Pensando em proporcionar um local de fácil acesso, onde a maioria dos idosos do município possa praticar exercícios voltados às suas necessidades, foi escolhida uma praça que fica em frente ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Alto da Semar. A praça está localizada em um bairro de grande concentração da população idosa de Sertãozinho.
Segundo o prefeito Nério Costa, como atualmente a expectativa de vida está aumentando, é importante ficar atento quando se trata da população idosa. “A expectativa de vida está aumentando e a proporção de pessoas com mais de 60 anos está crescendo. Com isso, a administração está atenta e o público alvo deste projeto é a população acima de 60 anos de idade”, destacou o prefeito.
Fácil acesso
Na Praça Osvaldo Rossanez, onde os equipamentos serão instalados, os idosos poderão praticar exercícios específicos, como fortalecer a musculatura de membros inferiores, aumentar a flexibilidade muscular, melhorar o equilíbrio, entre outros, além de ampliar a convivência social.
De acordo com informações do Fundo Social Municipal, os exercícios serão especialmente direcionados à terceira idade e terão acompanhamento de professor de educação física, geriatra e assistente social. O projeto ainda pretende incentivar administradores de casas para idosos eventualmente existentes, a levarem a população idosa para utilizar a praça.
A aquisição dos materiais, a confecção e montagem das estações serão feitas de acordo com as exigências estabelecidas pelo convênio, sendo os materiais para confecção das estações e placas, adquiridos pela Prefeitura Municipal com os recursos repassados pelo FUSSESP e a confecção e implantação de responsabilidade do município.