Ana Maria Pena
A secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 1° e 7 de agosto, a Semana de Aleitamento Materno com o tema: “Fale comigo! Amamentação uma experiência em 3D”. A semana visa desenvolver a comunicação entre os diversos setores, como parte marcante da promoção e apoio ao aleitamento materno.
Segundo a enfermeira, Marina Carandina, a comunicação é a parte essencial na proteção e apoio à amamentação, por isso a escolha desse tema. “Quando falamos em apoio à amamentação, pensamos na dimensão: tempo da gravidez ao desmame e o lugar, a casa, comunidade, sistema de saúde. Mas nenhuma destas dimensões tem muito impacto sem a terceira, que é a comunicação”, comentou a enfermeira.
Com isso, a secretaria desenvolverá algumas ações durante a semana, como orientar sobre a importância da amamentação, através dos profissionais de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde em pré e pós-consultas, assim como, em salas de espera, com a entrega de panfletos.
Também vão intensificar as visitas domiciliares para gestantes e mães com crianças menores de 2 anos, pelos Agentes Comunitários de Saúde, isto para identificar as dificuldades na amamentação e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Além disso, fixarão banners nas Unidades de Saúde abordando os motivos para mãe amamentar seu filho e colocarão faixas nas principais rotatórias do município.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, até os primeiros seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento, basta o leite materno, que previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabetes, ou seja, o bebê cresce mais forte e sadio. A digestão do leite materno é mais fácil, diminuindo as chances do bebê com enjôos e cólicas, também protege contra o câncer de mama e outras doenças . Além disso, a amamentação é um ato de amor e carinho tanto para mãe, quanto para o bebê.
Campanha
O tema foi escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), que lançou um calendário comemorativo da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011, contendo informações valiosas sobre como desenvolver o tema “Amamentação: uma experiência em 3D” tão complexo e atual, sugerido para este ano
Segundo informações da WABA, em relação à amamentação, existe muita informação disponível através das redes sociais e não há dúvida de que a amamentação fornece uma bagagem de saúde nutricional e preventiva para bebês e crianças, e é uma das práticas mais sustentáveis da terra.