São cerca de R$ 2,5 milhões a mais injetados na economia do município, para pagamento de dívidas ou novas compras
Gislaine Spagnollo
“Nunca veio em tão boa hora”. A frase é da escriturária, Maria Izilda Martignon Morelatto, que está de casamento marcado para breve. A notícia de que a Prefeitura Municipal vai antecipar o pagamento da 1ª parcela do 13º salário foi recebida com entusiasmo pelos servidores que, neste momento, vão aproveitar o dinheiro inesperado para pagar dívidas, fazer novas compras ou poupar.
Hora certa
Após 12 anos de viuvez, Maria Izilda encontrou um novo companheiro e, para a felicidade ficar completa, vai oficializar a união. A notícia da antecipação do 13º deixou ainda mais brilhantes os olhos azuis apaixonados. “Principalmente pra mim neste momento, vai tornar ainda mais importante esta fase da minha vida”, afirmou a escriturária.
Já para a assessora jurídica, Gislany Gomes Ferreira, seguir o conselho dos economistas será a melhor opção. “Eu iria comprar algumas coisas de forma parcelada. Mas agora, vou economizar comprando à vista”, afirmou.
Pedido atendido
A antecipação do 13º salário dos servidores municipais foi uma solicitação do Sindicato da categoria ao prefeito Nério Costa. “Pensando na valorização do servidor, costumeiramente, nós antecipamos a 1ª parcela. Agora, também com a solicitação do Sindicato e os cofres públicos em dia, concluímos que esta seria a melhor opção”, explicou o prefeito, e concluiu: “é muito gratificante saber que estamos contribuindo para a felicidade do nosso funcionário, inclusive, aproveito para desejar muitas felicidades à nossa funcionária Izilda”.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Sertãozinho, há alguns anos, a categoria solicitou que esta parcela fosse paga na data do aniversário de cada um dos funcionários, mas para não prejudicar aqueles que aniversariam em dezembro, o pedido foi esquecido. “Achamos que esta forma, de pagar 50% no meio do ano, é a melhor mesmo. O servidor está bastante satisfeito”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Celso Luis Gomes Martins.
Segundo o diretor de Recursos Humanos da prefeitura, Adriano Aparecido dos Santos, 3.184 funcionários compõem a folha de pagamento do 13º este ano, totalizando cerca de R$ 2,5 milhões. “Esta 1ª parcela será paga ao servidor junto com o salário, no dia 1º de agosto”, afirmou Adriano.
A melhor opção
De acordo com a secretário Municipal da Fazenda, Leonídeo de Oliveira Junior, ações como esta que acabam valorizando o funcionário, são possíveis desde que tudo esteja bem com os cofres públicos. “Nós arcamos com todos os nossos compromissos financeiros e também investimos os recursos próprios em benfeitorias para a nossa população”, afirmou.
O secretário também sugeriu algumas opções para usar o 13º da melhor forma:
para quem está endividado, a melhor destinação deste dinheiro é pagar as dívidas;
ainda assim sobrou dinheiro? Então veja se não tem nenhuma prestação pela qual está pagando juros. Se tiver, uma boa providência é adiantar o pagamento destas parcelas, porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, neste caso o consumidor tem direito à redução proporcional dos juros e demais acréscimos;
se você não tem nenhuma reserva financeira, outra sugestão é gastar metade com algo que vá te realizar e a outra metade investir, mesmo que seja em uma aplicação como poupança.
Já escolheu a melhor opção pra você? Então, faça as contas e reserve um pouquinho também para as alegrias da vida. Afinal, com as contas em ordem, dá para comemorar muito mais, não é mesmo?
Legendas das outras fotos deste conteúdo:
1)
Gislany vai seguir o conselho dos economistas: “eu iria comprar algumas coisas de forma parcelada. Mas agora, vou economizar comprando à vista”
2)
Maria Izilda, que está com o casamento marcado: “principalmente pra mim neste momento, (a antecipação do 13º) vai tornar ainda mais importante esta fase da minha vida”