O Canil não será um local de descarte de animais e sim um espaço para abrigar os animais de rua, recolhidos pelo Zoonoses
Ana Maria Pena
Com recursos próprios, a Prefeitura de Sertãozinho deu início às obras do Canil Municipal, dentro da área onde também funciona o Centro de Controle de Zoonoses. O valor do investimento é de cerca de R$ 350 mil.
No local, serão atendidos somente animais recolhidos pelo Centro de Zoonoses, ou seja, animais errantes, aqueles que estão abandonados e moram na rua. O espaço terá lugar para aproximadamente 150 animais.
O veterinário João Longhi comentou que esta obra é um projeto de cinco anos e que agora se transformou em realidade, já que o prefeito Nério Costa, juntamente com o secretário da Saúde, Fernando Furtado, aceitaram e abraçaram a causa.
“Estamos pensando no bem estar dos animais, então estamos construindo um canil completo, em boas condições, inclusive com um bom local de banho”. O veterinário falou ainda: “é preciso que a população se conscientize que os animais precisam de cuidados, as pessoas precisam planejar para criar um animal”.
Os animais recolhidos vão receber todos os cuidados de saúde até estarem em boas condições para serem adotados. No Canil, além dos cuidados necessários e o carinho, eles serão castrados, vacinados e receberão o microchip para que sejam entregue legalmente ao seu novo dono.
Segundo o prefeito Nério Costa, a Prefeitura investe em projetos para a melhoria do município e a construção do Canil é mais um destes investimentos. “Animais não podem ficar soltos na rua, não é o local correto. Além disso, eles podem causar acidentes, os animais precisam de um local adequado, onde possam ser bem cuidados e sem nenhum risco”, falou o prefeito.
João Longhi, alertou ainda, para que os moradores não deixem seus animais soltos na rua, pois eles podem procriar e aumentar ainda mais o número de cães e gatos errantes. “O local será destinado para os animais de rua que são recolhidos pelo Centro de Zoonoses. Então é importante que os donos evitem deixar seus animais soltos na rua”.
O objetivo é que o Canil também seja um local de feira permanente para os interessados em adotar animais.