Programa da Prefeitura visa incentivar e também reconhecer as ações de empresas e pessoas físicas que pensam na juventude do município. O evento teve a participação da coordenadora Estadual de Políticas e Programas para a Juventude do Governo do Estado de São Paulo, Andréia Quércia
Ana Maria Pena
Foi lançado na última segunda-feira, dia 28, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, o Selo Amigos da Juventude. O evento que teve a abertura com a Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho, aconteceu no Teatro Municipal Profª Olympia Faria de Aguiar Adami.
O Programa Selo Amigos da Juventude foi criado pela Assessoria Especial de Assuntos da Juventude e tem por objetivo o reconhecimento social das pessoas físicas que desenvolvem ações ou apoiam organizações ou instituições voltadas para a juventude, além de pessoas jurídicas que contratam jovens ou que apoiam financeiramente projetos e programas voltados para este público.
De acordo com o assessor Especial de Assuntos da Juventude de Sertãozinho, Rodrigo Clemente, o selo é uma maneira especial de reconhecimento para estas pessoas ou empresas que desenvolvem ações e pensam nos jovens e que na verdade demonstram ser amigos da juventude.
“Percebemos que existem pessoas físicas que ajudam jovens e estas pessoas desenvolvem ações em Sertãozinho com um investimento próprio, além disto também existem empresas que também ajudam, ou seja, este selo é um reconhecimento pelo seu desenvolvimento social”, comentou Rodrigo Clemente.
A Prefeitura criou o programa com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria Estadual de Juventude, e também do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República.
O prefeito de Sertãozinho, Nério Costa, lembrou que a Prefeitura tem vários projetos para os jovens, como Caminhos e Sonhos, programa Primeiro Trabalho, programa Ação Jovem, programa Jovem Trabalhador, além das parcerias com Etec, Fatec, Senai, Fundam, entre outros. “É necessário e de grande importância pensarmos nos jovens, o futuro está nas mãos deles e a Prefeitura está pensando nisto, através de projetos de capacitação que incentive os jovens”, afirmou o prefeito.
A coordenadora Estadual de Políticas e Programas para a Juventude do Governo do Estado de São Paulo, Andréia Quércia, que também esteve presente no evento, disse estar muito contente por participar de uma cerimônia tão importante. “É muito bom ver que o município está preocupado e pensando nos jovens, esta é uma data que vai ficar registrada e quem sabe seja um incentivo para outros municípios”, concluiu.
Participaram também do evento o vice-presidente do Ceise, Tonho Toniello, representando a secretária Estadual de Ensino, Tereza Dancini, esteve presente, Gláucia Bartelli, o vereador Municipal, Elizeu Costa, autoridades, entidades que trabalham com jovens, além dos jovens que participam de projetos da Prefeitura.
Segundo Rodrigo Clemente, a assessoria já está em busca de empresas que queiram participar do programa. Para as pessoas, empresas e jovens que queiram fazer parte do projeto e também receber o selo através de suas ações, é só entrar em contato no telefone (16) 3491-2998.