Assistentes sociais reuniram-se no auditório da Copercana para conhecer a história do surgimento da profissão na cidade
André Marques
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com as alunas da 1ª turma do curso de Assistência Social da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Sertãozinho, promoveu uma palestra nesta sexta-feira, dia 19, para comemorar o Dia da Assistente Social.
O evento, realizado no auditório da Copercana, reuniu cerca de 200 assistentes sociais, que trabalham nos núcleos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), de Sertãozinho e Cruz das Posses, alunas do curso da Ulbra, de empresas e usinas da cidade.
Foi apresentada as profissionais em assistência social do município o trabalho das alunas intitulado “Memoria da Historia da Assistência Social em Sertãozinho”, com fotos e textos que mostram um pouco do desenvolvimento da profissão desde a criação em 1883 da Societá Italiana de Mútuo Socorro, passando pelas outras entidades criadas para prestar assistência à população sertanezina como a Irmandade Santa Casa, Asilo São Vicente de Paula, Albergue Noturno, Neto Campelo, Obra do Berço, Apami, Cantinho da Amizade, chegando até o ano de 2004 onde foi criada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania e Primeira-Dama, Edna Garcia da Costa participou da cerimônia de abertura das palestras onde destacou a importância de se comemorar a data, citando as pessoas que trabalharam buscando ajudar os mais necessitados. “Sinto-me orgulhosa de ver como foi iniciado este trabalho na nossa cidade e os avanços que conquistamos ao longo de todos esses anos. Temos como exemplo pessoas como Vidalina Flóridi, que tanto lutou para fortalecer a assistência social em Sertãozinho”, frisou Edna.
Também participaram da cerimonia de abertura do evento a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Patricia Aparecido Salgueiro e o diretor administrativo da ULBRA pólo Sertãozinho, Bino Silva.
Dia da Assistente Social
O dia da Assistente Social é comemorado mundialmente em 15 de maio, data em que o Papa Leão XIII publicou a Encíclica “Rerum Novarum”, que apresentava ao mundo as diretrizes da doutrina social para enfrentar os graves problemas sociais na Europa.
Em Sertãozinho, os primeiros trabalhos em Assistência Social são datados em 1883, com a criação da Societá Italiana de Mútuos Socorro que atendia a população onde hoje é a Associação Beneficente Cultural e Recreativo de Sertãozinho.