Ao todo, segundo a Secretaria de Planejamento, os projetos e contratos em andamento totalizam a construção de mais de 3.400 moradias conquistadas pela Prefeitura Municipal
Gislaine Spagnollo
“Quando ouvi o meu endereço ser sorteado, parecia que eu estava sonhando. Agora, minha esposa e eu também podemos começar a pensar em ter filhos. Vamos economizar R$ 400,00 de aluguel por mês”. O depoimento é de João Paulo Veloso, 30 anos, deficiente visual, um dos sorteados na última terça-feira, dia 24, para morar no Condomínio Eldorado, no Jardim Santa Rosa II, construído por meio do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
João Paulo mora atualmente no Jardim São João, com a esposa, que possui a mesma deficiência, e com os pais. Livrar-se do aluguel sempre foi o objetivo da família, agora alcançado.
O sorteio contemplou 160 famílias que ocuparão a 1ª fase do condomínio, construído pela Construtora Phercon. A segunda fase, de 120 apartamentos, será entregue em breve, com todo o financiamento do imóvel pela Caixa Econômica Federal.
Prestígio
Presente no sorteio, o superintendente regional da CEF, Isaac Samuel dos Reis, fez questão de ressaltar e elogiar o trabalho do prefeito Nério Costa na busca por moradias junto aos governos Estadual e Federal. “O governo Federal liberou a construção de 400 mil unidades habitacionais em âmbito nacional, o que corresponde à cobertura de 20% do déficit habitacional dos mais de 5.500 municípios brasileiros, segundo o IBGE, entre a faixa de 0 a 3 salários mínimos. Sertãozinho foi a única cidade do país que conquistou 100% de moradias para cadastrados nesta faixa salarial, totalizando a construção de 1072 unidades do 'Minha Casa, Minha Vida' e não cerca de 200, como era esperado “, explicou o superintendente.
O prefeito agradeceu a CEF, o trabalho da secretária de Desenvolvimento Social, Edna Garcia da Costa, e de toda a sua equipe durante o cadastramento das famílias interessadas, os vereadores e os secretários municipais. Feliz pela oportunidade de ajudar a realizar o sonho de tantas famílias, ele desabafou: “meu coração está maior do que eu. Sonhei com isso a cada minuto, desde que assumi a prefeitura. Meu compromisso em palanque foi de conquistar 2 mil moradias, mas vamos ultrapassar as 3 mil”.
3.407 unidades habitacionais
Segundo dados da Secretaria de Planejamento, contando todos os projetos em andamento e também os que estão a caminho, A Prefeitura Municipal já conquistou para o município 3.407 moradias, sendo:
* 498 casas do conjunto habitacional José Garcia da Costa;
* 280 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, construídos pela Phercon;
* 800 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, construídos pela Isos;
* 900 casas do CDHU, anunciadas pelo secretário de Habitação, Sílvio Torres;
* 125 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Jardim Campo Alegre;
* 544 casas para as famílias que ocupam o antigo barracão do INSS, com contrato a ser assinado em junho com a CEF;
* 200 casas por meio do PAC 2;
* 60 casas por meio de uma emenda parlamentar do deputado Dr. Nechar.