Após 30 dias de testes, a estação passará a operar na cidade tratando
cerca de 50% do esgoto coletado
André Marques
O inicio das atividades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Sertãozinho está previsto para acontecer no próximo mês de julho, com previsão de tratamento de 50% do esgoto recolhido na cidade.
A ETE está passando por um período de 30 dias de testes das lagoas para verificar se não há problemas de estanqueidade (infiltração), e as estações elevatórias também estão sendo observadas. Não havendo nenhum problema com os equipamentos e com as lagoas, a prefeitura entra com o pedido de licença na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesp), e a estação passa a operar.
De acordo com o secretário de Obras do município, Alex Fabian Cardin de Souza, com o início da operação da estação Sertãozinho passará a ter 100% da água tratada, 100% do esgoto coletado e 50% do esgoto tratado no município. “Inicialmente, vamos tratar 50% do esgoto, mas temos um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), onde até o fim do ano certamente estaremos operando com a capacidade máxima, tratando 100% do esgoto”, frisou Alex.
O prefeito Nério Costa, acompanhado dos secretários de Obras, Alex Fabian Cardin de Souza, de Planeamento, Luis Alberto Domingues Canovas, de Administração, Manoel Rodrigues Braz, da vereadora, Dra. Rita Toniello e do empreiteiro da obra, Oronésio Cantolini, deu início aos testes de enchimento das lagoas da estação. “Sertãozinho passa a integrar um diminuto grupo de municípios que cumprem com a legislação ambiental que obriga que as cidades recolham, tratem através de processos físicos e biológicos as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao meio ambiente água limpa e tratada”, frisou o prefeito.