Candidatos interessados devem comparecer ao local para fazer um cadastro e assim, preencher possíveis vagas existentes em Sertãozinho
Ana Maria Pena
O Programa de Atendimento ao Trabalhador de Sertãozinho (PAT), em parceria com o 'Emprega São Paulo', um Sistema de Pesquisa de Trabalho do Estado, procura pessoas com deficiência que pretendem ingressar no mercado de trabalho.
Os interessados devem ir ao PAT (rua Epitácio Pessoa, 1429, Centro), levando a carteira de trabalho e documentos pessoais, como RG e CPF.
Os candidatos interessados devem comparecer ao local para fazer um cadastro e assim, preencher as possíveis vagas existentes em Sertãozinho.
Estatística
De acordo com pesquisa do governo estadual, o Estado de SP conta com uma população estimada em mais de 40 milhões de habitantes. Deste total, cerca de 4 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência física ou intelectual.
Os portadores de deficiência possuem direitos garantidos por leis municipais, estaduais e federais. No entanto, muitas vezes esses direitos são descumpridos por falta de conhecimento das pessoas ou simplesmente porque são ignorados.
Sertãozinho ainda não possui dados oficiais sobre o número de pessoas com deficiências, mas projetos da Prefeitura Municipal estão sendo desenvolvidos com o intuito de auxiliar essa parcela da população, inclusive com obras adequadas e preparadas para que, obstáculos costumeiramente encontrados, sejam eliminados.
Obras e serviços
Algumas dessas obras são as adequações das escolas municipais, como a construção de um elevador para acessibilidade na EMEF 'Profª Marilena Arantes Menechini' (CAIC).
Outra delas é a revitalização da rua Barão do Rio Branco, na região central, que terá o rebaixamento das guias nas esquinas, facilitando o acesso de pessoas com deficiência. O objetivo do projeto, que hoje está em fase de licitação, é estimular a instalação de novos estabelecimentos comerciais, tornando a região ainda mais desenvolvida.
Além das obras para a acessibilidade, a Biblioteca Municipal de Sertãozinho, possui um acervo de cerca de 300 exemplares em braile e alguns materiais para pessoas com deficiência auditiva, entre outros locais que também auxiliam pessoas com deficiência.
No entanto, projetos sociais voltados a esse público, normas de acessibilidade e iniciativas de inclusão são ações importantes, mas para mudar a realidade da pessoa com deficiência, é fundamental que ela mesma decida dar o ponta pé inicial.
Serviço
Local: PAT - Rua Epitácio Pessoa, 1429, Centro, Sertãozinho
Data: Segunda-feira a sexta-feira
Horário: Das 8h às 11h e das 13h às 16h