Intensificado no ano passado pela Prefeitura,o programa funciona como um Home Care, e vem apresentando resultados gratificantes
Gislaine Spagnollo
Implantado há quatro anos em Sertãozinho, o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) da Secretaria Municipal de Saúde foi remodelado, inclusive com intensificação dos trabalhos, no final do ano passado. A iniciativa do Prefeito Nério Costa já começou a render bons resultados.
Programa
O PAD atende pacientes acamados ou com alguma dificuldade de locomoção. O principal e mais importante objetivo é apoiar e treinar o cuidador, esclarecendo como melhorar, ao máximo, a vida do paciente.
Referência no atendimento domiciliar, o PAD está mais completo, e hoje, conta com equipe composta por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e fisioterapeuta.
Números
Atualmente, o programa conta com 64 pacientes fixos e realiza cerca de 150 visitas por mês. Desses 64, 16 pacientes também contam com uma inovação: o serviço de atendimento público domiciliar fisioterapêutico.
Atendimento
“É importante salientar que não fazemos atendimentos de urgência, apenas com agendamento, já que o foco é a assistência, a orientação e a prevenção”, explicou a enfermeira Priscila Lapaz Baldo. O médico da equipe, Leandro Batista, completou: “Nossos pacientes são aqueles sequelados, que não falam ou não andam, enfim, que possuem doenças graves e necessitam de cuidados especiais. Também orientamos os familiares ou responsáveis a cuidarem desses pacientes”.
O PAD não fornece materiais ou medicamentos, mas faz as prescrições, na maioria das vezes encontradas na rede pública de saúde.
Para ser atendido pela equipe do PAD, o paciente deve ser encaminhado pela unidade básica de saúde ou fazer o agendamento pelo telefone 3947 3230.
Reconhecimento
“Depois de seis anos de luta para conseguir um atendimento desse tipo, hoje posso dizer que o PAD corresponde a tudo o que precisamos e esperávamos”, afirmou Ilsa Regina Moraes, mãe de um paciente atendido pela equipe do programa. “Meu filho tem distrofia muscular progressiva, e vai perdendo os movimentos musculares. O médico do PAD nos visita uma vez por semana e os fisioterapeutas quatro vezes por semana. Estou muito satisfeita”, completou.
Home Care
O PAD funciona, praticamente, como o serviço de Home Care, termo em inglês utilizado para Cuidado em Domicílio. Algumas vantagens desse serviço:
* O paciente é tratado fora do hospital e em contato com a família. Isso é bom, uma vez que o ambiente hospitalar, para muitos, não é confortável e causa estresse;
* O paciente fica menos exposto aos riscos infectológicos existentes no âmbito hospitalar;
* Melhora a "autonomia" do paciente;
* Melhora a "privacidade" do paciente.