A Prefeitura Municipal realizou um curso de capacitação para as cozinheiras, auxiliares de cozinha e funcionárias da limpeza da rede municipal de ensino, na sexta-feira, dia 11 de março, no teatro municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami ”, com o objetivo de ampliar o conceito de educação ambiental nas escolas.
“Nós, do Departamento de Educação Ambiental decidimos iniciar o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos nas escolas municipais, através das funcionárias da merenda e da limpeza, por serem pessoas importantes no processo de mudança de hábitos e de costumes”, explicou a diretora do Departamento, Anna Paula Favaretto.
Através da metodologia e didática baseadas na rotina de trabalho desses funcionários, a capacitação orientou sobre como identificar resíduos gerados nas escolas, principalmente nas cozinhas, e também sobre a maneira correta de descartar os resíduos recicláveis.
Segundo Anna Paula, a separação correta se resume em descartar o resto de frutas, verduras, legumes e resto dos alimentos processados em um recipiente plástico com tampa e os resíduos sólidos recicláveis, como embalagem de arroz, feijão, farinha, óleo, vinagre, bolacha, materiais de limpeza e outros mais, em sacos ou big bag identificados.
Antes, esses resíduos eram recolhidos pela coleta convencional do lixo, ou seja, eram encaminhados para o aterro sanitário, mas agora são coletados pela Cooperativa dos Recicladores de Sertãozinho (CORSERTA), garantindo não só a reciclagem, mas também o aumento da receita para os cooperados. (Assessoria de Imprensa da PMS)