Evento realizado em Porto Feliz reuniu conselhos, entidades e coordenadorias
do movimento negro do Estado
André Marques
O Conselho da Comunidade Negra de Sertãozinho participou no último dia 26, da reunião regional dos conselhos, entidades, ouvidorias e coordenadorias relacionadas ao Movimento Negro. O evento contou com a representação de várias cidades como Itu, Sorocaba, Salto, Botucatu e Porto Feliz.
A reunião tratou de temas relativos aos problemas enfrentados pelas instituições de defesa da igualdade racial. A comitiva sertanezina contou, além de seus conselheiros, com 12 representantes da sociedade civil que apóiam as atividades do Conselho e participam de forma efetiva de todas as suas iniciativas.
O Presidente do Conselho da Comunidade Negra de Sertãozinho, Acácio Augusto Tobias, destacou a importância de novos métodos na abordagem da problemática Negra no Brasil, visando sempre uma produção de conhecimento teórico sobre a questão racial, aliada à busca de efeitos práticos na sociedade.
O músico sertanezino Júlio César Ferreira da Silva, que participou do evento e acompanha as atividades do Conselho de Sertãozinho, salientou também que aprendeu muito com a sua participação na reunião. “Hoje me sinto mais a vontade para falar sobre temas relacionados ao racismo e igualdade social, isso por participar de palestras como essa e as oferecidas pelos conselheiros sertanezinos”, frisou o músico.