O valor aplicado pela Prefeitura é quase o dobro do exigido pela Emenda Constitucional que estabelece um percentual mínimo de investimentos na área.
Luiz Henrique Porto
A Prefeitura de Sertãozinho investiu mais de R$ 5 milhões na saúde pública, cerca de 28,9 por cento do orçamento do município, superando o percentual mínimo exigido pelo Governo Federal que é de 15 por cento. O total dos investimentos reflete todos os gastos municipais no terceiro trimestre de 2010.
Os números foram divulgados na manhã desta quarta feira, dia 27, no plenário da Câmara Municipal em audiência de prestação de contas para atender uma exigência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O Secretário de Saúde, Fernando Furtado, ainda apresentou uma relação detalhada das despesas, dados que justificam a qualidade dos serviços de saúde prestados à população da cidade. Os atendimentos de urgência e alta complexidade, a subvenção destinada à Santa Casa, a distribuição gratuita de medicamentos, o transporte de pacientes, a compra de material de laboratório, de enfermagem e odontológico, os serviços de hemodiálise, o custo com pessoal e as reformas, ampliação e construção estão entre os gastos descritos no levantamento financeiro.
A prestação de contas também descreve os valores acumulados no ano. O demonstrativo aponta um total de despesas na ordem de R$ 39 milhões, mais de 24 por cento do orçamento municipal. “Isto é uma determinação do Prefeito Nério Costa, investir acima do patamar recomendado para garantir a qualidade dos serviços e atendimentos. Desta forma acredito que terminaremos 2010 com percentual de investimentos 10 por cento superior ao que preconiza o Ministério da Saúde”, afirmou Furtado.