Na análise feita por área específica, o município apresenta o segundo maior índice de “emprego e renda” do país.
Luiz Henrique Porto
Pesquisa realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) coloca Sertãozinho entre as seis cidades do país com maiores índices de desenvolvimento Municipal. Para se elaborar um ranking são avaliados os desempenhos de mais de cinco mil municípios brasileiros em três dimensões do desenvolvimento: Emprego e renda, saúde e educação.
As dez primeiras cidades do ranking são do Estado de São Paulo. Macaé no Rio de Janeiro é a décima primeira colocada. Entre as 500 com pior desenvolvimento municipal 413 estão na região nordeste do país. São Paulo concentra 263 das 500 mais desenvolvidas.
Em relação ao ano anterior, Sertãozinho subiu uma posição, registrando um aumentou no seu índice de desenvolvimento. O indicador da Firjan tem semelhança com o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, pois também pode ser considerado uma importante ferramenta de gestão pública.
Com alto grau de desenvolvimento, Sertãozinho ainda ocupa posição de destaque no cenário nacional na análise específica, é a segunda cidade do país com maior índice na área de “emprego e renda”.
O IFDM Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é uma pesquisa anual que retrata a realidade das cidades brasileiras. Para se calcular o IFDM são analisados itens como geração e média salarial do emprego formal, taxa de matrícula nas Escolas de ensino infantil, porcentual de docentes com ensino superior, média de horas aulas, número de consultas pré-natal e mortalidade infantil e outros.
Cidades com maiores índices de desenvolvimento:
1º - Araraquara
2º - Indaiatuba
3º - Vinhedo
4º - Guaíra
5º - Jundiaí
6º - SERTÃOZINHO
Maiores em “emprego e renda”:
1º - Hortolândia
2º - SERTÃOZINHO
3º - Jundiaí
4º - Sumaré
5º - Macaé