Lívia Palmieri
As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania, através de três representantes, participaram do 43º Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas. O curso foi realizado em Bauru, nos dias 27, 28 e 29 de agosto.
O curso ofereceu a possibilidade de os participantes conhecerem e aperfeiçoarem o atendimento prestado pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, conhecido carinhosamente como “Centrinho”, o qual presta atendimento às pessoas portadoras de anomalias craniofaciais (incluindo fissuras de lábio e/ou palato) e deficiências auditivas.
Com essa nova bagagem que o curso proporcionou, posteriormente, será implantado um serviço de apoio na área odontológica. “Cursos como este são muito importantes pois, através de experiências compartilhadas, enriquecem o conteúdo de nossos profissionais”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Edna Garcia da Costa.
Participaram dos três dias de curso, 35 conferencistas nacionais da equipe do Centrinho – USP e a conferencista internacional, Kathleen K. Sulik, pesquisadora da compreensão dos mecanismos celulares relacionados aos defeitos congênitos, especialmente no cérebro e na face.
Atualmente é prestado serviços de apoio à comunidade sertanezina, com o projeto “Carona Amiga”, que faz transportes dos pacientes para Bauru, onde fazem tratamento, além do apoio social oferecido pelo serviço social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O secretário municipal da saúde, Jorge Fernando Furtado, deu total apoio aos profissionais que participaram do curso. “Gostaria de ressaltar a importância de os profissionais participarem de cursos e atualizações para prestarem atendimentos mais especializados às pessoas que necessitam. Nosso objetivo é sempre atender de maneira efetiva e de qualidade nossa população, por isso investimos para que vários profissionais de diversas áreas participem de cursos e atualizações para melhorar o atendimento da rede pública de saúde”, disse o secretário.