O Prefeito Nério Costa acompanhou a comitiva presidencial, desde a chegada no aeroporto de Ribeirão Preto até a chegada em Sertãozinho.
Luiz Henrique Porto
A abertura da Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira de 2010 entrou para a história do Município de Sertãozinho e ficará marcada pela visita do Presidente da República, Luis Ignácio Lula da Silva. Ainda fizeram parte da comitiva presidencial os Ministros da Agricultura Wagner Rossi, de Minas e Energia Marcio Zimmermann, e o Chefe da Secretaria Geral da Presidência Luis Dulce. Participaram ainda do evento vereadores e Prefeitos de vários municípios da região. As entidades que representam os trabalhadores rurais e os setores da produção agrícola e industrial, como ÚNICA, ABAG, CEISE e CIESP, também estiveram presentes.
Como anfitrião, o Prefeito Nério Costa esteve em Ribeirão Preto para receber o Presidente, que desembarcou no Aeroporto Leite Lopes. De lá, a comitiva presidencial seguiu de carro até o local onde está sendo realizada a Feira. O primeiro ato de Lula na Fenasucro foi participar do “corte” da fita inaugural na entrada do pavilhão de exposições, solenidade acompanhada apenas por convidados de honra e sem a presença de jornalistas, apenas fotógrafos e cinegrafistas tiveram autorização de registar o momento.
Nério Costa foi o único Prefeito a sentar ao lado de Lula e dos demais Ministros, na tribuna de honra, montada especialmente para a ocasião. Ele também foi o primeiro a discursar. Mesmo não sendo da base aliada, ele elogiou o Governo e destacou as atuações nas áreas sociais e econômicas do país, mas afirmou ainda que o Brasil precisa se preparar para novos desafios. “O Etanol vem ganhando espaço em outros países e deve dar um novo impulso no setor. E podemos esquecer que teremos que nos readequar e formar profissionais para trabalhar na exploração de petróleo e gás do Pré Sal.”
Já o Presidente Lula preferiu destacar a eficiência e competitividade conquistadas pelas indústrias do setor e das relações com trabalhadores nas lavouras de cana, a qual ele chamou de “humanização do trabalho”. Luis Ignácio também falou sobre do apoio do Governo Federal ao etanol. “Nunca houve uma relação tão boa e de tanta confiança com o setor. Esta é uma parceria bem sucedida”. O Presidente também chamou atenção do avanço tecnológico que o país alcançou tornando a nossa indústria produtora do biocombustível a mais eficiente do mundo. “Com o que temos, não podemos ter medo de ninguém na disputa do mercado agrícola”, afirmou.
Esta foi a primeira vez que um Presidente da República participa da abertura da Fenasucro. Em 2006, o vice José Alencar, presidente em exercício na época, esteve presente na Feira. Segundo o Prefeito Nério Costa, Lula já visitou Sertãozinho outras três vezes, em 1989 e 1992 ainda sem exercer cargo público e em 2002, já como presidente, para conhecer a Usina Santa Elisa.