Além de representantes do setor sucro energético, o evento também contou com a a presença do Ministro da Agricultura Wagner Rossi e da candidata à Presidência da República, Marina Silva.
Luiz Henrique Porto
A primeira atividade da programação do mais importante evento do setor sucroenergético do país aconteceu nesta segunda-feira, dia 30, no Teatro Municipal de Sertãozinho. Com o tema “Do álcool para o etanol” foi realizado o XII Fórum Oficial de Abertura da Fenasucro/Agrocana. O Prefeito Nério Costa participou da cerimônia antes do começo das apresentações dos painéis com os cenários e as perspectivas da produção, consumo e propriedade do etanol, sob a ótica do mercado mundial. Ao fazer uso da palavra, ele enalteceu a grandeza do segmento produtor do combustível e deu boas vindas aos participantes. “Nós como município que está diretamente ligado ao setor, seja na arrecadação de impostos ou na geração de emprego e renda, estamos muito satisfeitos em sediar um evento desta magnitude. E é uma honra ter tantas ilustres personalidades participando com a gente de mais uma edição da Fenasucro”, declarou.
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi participou como representante do Governo Federal no evento e ocupou o lugar de destaque na mesa de autoridades composta no início das atividades. Durante pronunciamento, ele fez questão de ressaltar o trabalho do Presidente Lula que fez o etanol conquistar a confiança no mercado internacional. “Com muito empenho o Presidente soube como ninguém “vender” este produto genuinamente nacional a diversas outras nações do mundo. É o nosso embaixador do etanol no mundo”, afirmou o Ministro.
O empresário Rubens Ometto, Presidente do Grupo Cosan, o maior exportador mundial de açúcar e álcool também esteve presente no Fórum de Abertura. O maior usineiro do país, que tem negócios ainda nos setores de logística, combustíveis e alimentos, é o presidente de honra da Fenasucro 2010.
Marina Silva
A candidata do Partido Verde à Presidência da República atendeu o convite dos organizadores da Fenasucro e veio a Sertãozinho para participar do Fórum. Marina Silva chegou à cidade acompanhada por representantes do diretório regional do PV. No Teatro Municipal, ela foi recepcionada pelo Prefeito Nério Costa, que a conduziu até a platéia, no momento em que já haviam sido iniciadas as apresentações do painéis de discussão.
Marina Silva foi convidada a fazer parte da mesa de autoridades e de lá respondeu a quatro perguntas previamente elaboradas para o encontro com a candidata. De forma muito coerente ela não se furtou a responder nenhuma delas. No final da pequena sabatina, ela também concedeu entrevista coletiva à imprensa, antes de retornar a Ribeirão Preto, de onde embarcou num vôo fretado para cumprir os compromissos de sua agenda política.