No próximo dia 01, quarta-feira, às 9 h, o Prefeito Nério Costa assinará na Praça 21 de Abril o decreto de tombamento histórico do prédio da Biblioteca Pública “Dr. Antônio Furlan Jr” e de tombamento cultural do acervo de bonecos de Mané Gaiola (1916-1998) e do conjunto de desenhos de José Antônio Rossin (1934-1956).
O ato solene acontecerá durante a 8ª Feira do Livro de Sertãozinho e foi proposto pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Paisagístico, Histórico e Cultural – CONPPPHIC, órgão responsável pela proteção e divulgação de bens de natureza material e imaterial da cidade.
O imponente prédio da Biblioteca, construído na década de 1930 foi residência da família Bonini antes de ser desapropriado pela Prefeitura para fins de promoção da leitura. Mané Gaiola, comerciante, construiu nas horas vagas bonecos gigantes com os quais desfilava na década de 1960 em eventos carnavalescos, natalinos e comemorações festivas da cidade, sendo o responsável pelo surgimento do “Bloco do Mané”. Rossin ilustrou e adaptou para quadrinhos, na década de 1950, as obras de José de Alencar “Til”, “Sonhos D’Ouro” e “O Ermitão da Glória”, além de ter realizado outros trabalhos publicitários na cidade, como o antigo Rótulo da aguardente Santa Fé, da destilaria Pignata.
O nome “tombamento” vem da “Torre do Tombo” do Castelo de São Jorge, local em Portugal onde antigamente guardavam-se documentos importantes. O tombamento abarca um conjunto de ações realizadas pelo poder público e amparadas por legislação específica que visam impedir a destruição ou descaracterização de bens de importância paisagística, histórica e cultural.