Entre as atividades desenvolvidas no trote estão gincanas educativas de prevenção à dengue e doação de sangue
André Marques
A Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde e Núcleo de Vetores, realizaram na última quinta-feira, dia 26, a premiação dos alunos que participaram da gincana “ Desafio Contra a Dengue” realizada no último dia 05 de agosto na própria faculdade.
A gincana teve como como objetivo recolher o maior número de recipientes que pudessem ser possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e que este mesmo material pudesse ser reciclado. Cada tipo de material recolhido recebeu uma pontuação definida pelo Núcleo de Controle de Vetores, sendo encaminhado em seguida para a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sertãozinho.
Os alunos que atingiram a maior pontuação ainda receberam a visita da agente de controle de vetores Nilda Aparecida Pereira, que verificou a residência de cada um para acompanhar se existia algum foco do mosquito e orientar a família e vizinhos sobre a dengue. “Em cada residência verifiquei que cada um dos alunos estava seguindo as orientações para se evitar a criação da larva, e além de perceber que eles estavam fazendo a lição de casa ainda orientamos os vizinhos”, frisou a agente.
De acordo com a coordenadora de Relações Institucionais da Fatec Sertãozinho, Raquel Meirelles, a intenção da faculdade em promover a semana do Trote Solidário é integrar os alunos com a comunidade com ações que possam conscientizar para a prática de ações sustentáveis como a reciclagem. “Esta gincana que realizamos em parceria com o Núcleo de Vetores foi muito positiva, pois através deste trabalho formamos, com certeza, mais alguns agentes que estarão atentos com as suas casas e também orientarão seus vizinhos a cuidar das suas casas contra a dengue”, frisou Raquel.
Os alunos que venceram a gincana e receberam um pen drive de 4 gigas foram:
Jonas Eduardo Rodrigues, 4º ciclo; Cristofer Vitório Munari Abraão, do 2º ciclo; Lilían Ésther M. Côrrea e Ronilson Rodrigues Neiva do 1º ciclo.