Secretaria de Desenvolvimento Social vai intensificar os trabalhos de conscientização para coibir os casos de agressão de crianças e adolescentes.
Luiz Henrique Porto
A Campanha “Vista a Camisa contra a Violência” vai promover ações de conscientização a serem realizadas através de uma ampla divulgação de noções de combate e prevenção às agressões física e psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes. O apresentação dos trabalhos, que serão coordenados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência), aconteceu na terça feira, dia 17, no Teatro Municipal.
No evento de lançamento oficial da campanha estiveram presentes o Prefeito Nério Costa, as Secretárias de Desenvolvimento Social e da Educação e Cultura, além de Vereadores, Delegados, Policiais Militares, Professores e Diretores de Escolas. A solenidade foi aberta com música, na voz de um coral formado por alunos da rede municipal de ensino.
“Não podemos jogar essa sujeira para debaixo do tapete”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, ao comentar sobre as chamadas atitudes de construção de um cultura de paz. Segundo Edna Garcia da Costa, mesmo com a implantação de atividades educativas e informativas sobre o combate da violência doméstica é preciso contar o envolvimento de todos os setores da sociedade para atingir o que se pretende.
Também durante a abertura da campanha, o Prefeito defendeu a idéia de que as “palmadas” fazem parte de uma concepção ultrapassada de educação. “Muitas vezes se desconta a raiva de forma cruel num pequena e indefesa criança. Isso não pode mais acontecer. Temos que combater de maneira veemente este tipo de comportamento”, frisou Nério Costa.
Já a Secretária de Educação e Cultura, Maria Dirma Bononi Francisco, foi mais categorica ao afirmar que é hora de tratar este assunto sem ter medo de falar. “Precisamos incentivar a quebra do silêncio e não podemos nos omitir diante dos casos que forem identificados”, declarou.
A Campanha de combate à violência doméstica deve começar efetivamente com a realização de uma panfletagem durante a Feira do Livro, que acontece a partir do dia 31 de agosto. A distribuição de folhetos também será feita em diversos pontos da cidade.
Estimular a denúncia
Um grupo de teatro tem visitados as Escola Municipais com a apresentação de uma peça de fantoches que ensina os estudantes como identificar e se prevenir de prováveis abusos sexuais. Esta forma lúdica de abordar o tema também estimula a denúncia. Dois casos de alunos que vinham sendo molestados foram identificados. Eles e as famílias estão sob acompanhamento de Assistentes Sociais do CREAS. De acordo com a Coordenadora do Centro, todos os profissionais da rede pública, o que incluie os serviços de saúde, estão sendo orientados a identificar sinais de violência e agressões.