06 AGO 2010
Padre elogia organização da festa do Bom Jesus da Lapa

Show de quinta feira em Cruz das Posses teve estrutura de mega evento

Luís Henrique Porto

A apresentação do Padre Fábio de Melo, na primeira noite da tradicional festa, que é realizada há mais de sessenta anos, não teve a presença de um grande público, mas este fato não tirou o brilho do show realizado na noite de quinta feira (05/08), no Distrito de Sertãozinho. Pelo contrário, a estrutura montada para abrigar os fieis e fãs da “estrela” da música católica foi elogiada pelo próprio cantor, que foi recebido com tratamento de celebridade. “Eu tenho visitado muitas cidades do país e em poucas sou recepcionado desta maneira, com tanta cordialidade”, afirmou.

O Prefeito Nério Costa e a Secretária do Desenvolvimento Social Edna Garcia da Costa recepcionaram Fábio de Melo na chega ao camarim, atrás do palco montado ao lado da Igreja Matriz. O Padre Cléber, de Cruz das Posses, também esteve presente para dar boas vindas ao colega religioso. Alguns Vereadores também conversaram com o Padre-cantor. Por força de uma cláusula contratual, ele não concedeu entrevista a nenhum veículo de imprensa.

Organização nota dez

Tudo funcionou como planejado, declarou César Peghini, presidente da Comissão Organizadora. A segurança teve prioridade e reforçada impressionou pela quantidade de viaturas e policiais, que vigiaram desde a estrada de acesso, a entrada e boa parte das ruas do Distrito. Um helicóptero da Polícia Militar também foi usado no patrulhamento. Uma equipe da Polícia Civil permaneceu de plantão no local e todo efetivo da Guarda Municipal ocupou quase toda área da praça de Cruz das Posses. Segundo o Comandante Humberto Coelho, nenhum incidente foi registrado. Apenas uma pessoa passou mal e encaminhada ao posto médico.

A Secretaria de Saúde montou dois pontos de atendimentos e deixou equipes plantonistas prontas para eventuais emergências. Ambulâncias também foram colocadas à disposição, mas nem precisaram sair da onde estavam estacionadas. “Confesso que eu fique muito apreensivo e só depois, quase no final do show, eu pude relaxar um pouco. Graças a Deus não aconteceu nada que pudesse me tirar o sono. Foi um sucesso!, declarou Nério Costa. Desde as primeiras reuniões o Prefeito pedia que todos os envolvidos tomassem os cuidados necessários para garantir que nada viesse a estragar a festa.

Durante a Festa do Bom Jesus da Lapa voluntários trabalharam nas barracas montadas para venda de bebidas e farta variedade de comida como frango assado, churrasco, cachorro quente e torresmo. Toda renda será revertida para as obras sociais desenvolvidas no próprio Distrito.

Platéia pequena

A platéia que assistiu a apresentação do Padre Fábio de Melo foi menor do que se esperava. A previsão era a presença de pelo menos vinte mil pessoas, mas a metade deste número compareceu em Cruz das Posses, de acordo com os organizadores. Dois fatores contribuíram para contrariar as expectativas: O dia em que foi realizado e a preocupação das famílias, que preferiram evitar prováveis transtornos causados com a grande quantidade de público. “Se fosse numa sexta feira acho que o movimento seria maior. Amanhã ainda é dia de trabalho”, disse a costureira Ana Cláudia Pereira Borges, que esteve no show e num lugar bem próximo ao palco.

Já o funcionário público Hamilton da Silva disse que preferiu ficar em casa para evitar aglomerações. “Eu tinha planejado ir com toda família, mas achei que seria complicado para chegar e encontrar um local para parar o carro. Falaram tanto dos ônibus vinham de fora que eu achei melhor não arriscar”, explicou.