Projeto social agora tem prédio mais amplo para oferecer cursos de qualificação profissional.
Luiz Henrique Porto
O prédio do Projeto “Caminhos e Sonhos” foi entregue à população sertanezina na manhã desta terça feira, dia 29. O novo espaço de atendimento fica na Rua Sebastião Sampaio, 1040 em frente ao Terminal de ônibus, no centro da cidade. Participaram da cerimônia de inauguração o Prefeito Nério Costa, a Secretária de Desenvolvimento Social Edna Garcia da Costa, Vereadores, Diretores de Departamentos, Assistente Sociais e Representantes de Associações de Bairros e da comunidade em geral.
Melhor estruturado, com facilidade de acesso e equipado com rampas para receber cadeirantes e portadores de necessidades especiais, o espaço possui amplas salas de aulas onde serão ministrados os cursos gratuitos nas áreas de construção civil, estética e beleza e Personal Home. Atualmente cerca de 200 alunos estão matriculados no programa de qualificação profissional.
Para a Coordenadora do “Caminhos e Sonhos”, o projeto genuinamente sertanezino já é um marco na história da cidade. Nós priorizamos a qualidade e o resultado é satisfação pessoal e realização profissional das pessoas que passaram por aqui”, declarou Simone Belarmino após a exibição de vídeo com depoimentos de ex-alunos.
Além da aulas, o projeto ainda realiza ações de apoio na comunidade com o desenvolvimento de atividades sócio-educativas, como corte de cabelo e educação preventiva para evitar a proliferação de piolhos e lendias. As equipes de assistência social também trabalham em unidades móveis que ministram cursos no Distrito de Cruz das Posses.
A Secretária de Desenvolvimento Social disse que a entrega do novo prédio é mais uma conquista da sua pasta e que o local não poderia ser melhor. “ Este é o caminho para a inserção no mercado de trabalho. Com certeza estamos mudando a vida de muitas pessoas”, concluiu Edna Garcia da Costa.
Já o Prefeito preferiu elogiar e parabenizar o trabalho da Coordenadora do Projeto e toda sua equipe. Nério Costa também falou sobre a procura de mão de obra qualificada por parte das empresas do município e da necessidade de adequação a esta realidade. “Precisamos incentivar e motivar cada vez as pessoas a buscarem esses cursos de capacitação profissional. A Prefeitura vai continuar investindo nesta área e já estamos negociando um outro local, muito mais amplo, para aumentarmos a capacidade e o número de vagas deste projeto.”