Os seis carros doados pela União serão transportados por via terrestre até a Estação de Sertãozinho.
Luiz Henrique Porto
A Prefeitura Municipal e a Associação Mogiana de Preservação Ferroviária trabalham intensamente para retirar dos vagões que pertenciam a Rede Ferroviária Federal e que estão no pátio da Estação Presidente Altino, em Osasco. Uma operação logística deve ser montada para que seja realizado o transporte dos carros que foram doados pela Secretaria de Patrimônio da União.
Após alguns contatos, agora vem sendo aguardado a apresentação de orçamentos de empresas especializadas para fazer o transporte rodoviário dos vagões. “Com os valores teremos um parâmetro para abrirmos um pregão para contratar o serviço”, informou o Secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini.
Os carros ficarão na Estação de Sertãozinho para serem restaurados. A idéia é deixar os carros em condições de receber os passageiros do Trem da Cana, projeto que além de reativar o ramal da antiga ferrovia vai explorar a riqueza histórica local como proposta de integração turística da região.
Doação oficializada
No dia 20 de maio, o Prefeito de Sertãozinho assinou o Termo de Cessão do Uso dos Bens Móveis e Imóveis da extinta R.F.F. “Este é um importante passo para que a gente possa aproveitar o potencial turístico que temos na nossa região para desenvolver o projeto que pode alavancar o crescimento econômico, social e cultural da nossa cidade”, afirmou Nério Costa.
A cerimônia realizada no salão de eventos do Centro Esportivo Mogiana contou com a presença de autoridades como o Deputado Federal Waldemar da Costa Neto (PR), que foi o responsável por intermediar as negociações para concretizar a doação dos seis vagões de passageiros e de cinco áreas, num total de 17 mil metros quadrados ao longo da linha férrea. O parlamentar do Partido da República, esteve em Sertãozinho a convite do Vereador Lúcio da Rádio. “Me sinto honrado por estar presente num momento tão marcante de Sertãozinho e muito mais ainda por participar ativamente para que esse sonho se tornasse realidade”, declarou o Deputado.
A assinatura do documento foi acompanhada também por diretores da Associação Mogiana de Preservação Ferroviária, pelo Diretor da Agência Nacional da Água, Paulo Viena e pelos Prefeitos dos municípios de Pontal, Frederico Venturelli, e de Onda Verde, João Carlos Machado. Participaram ainda Secretários e Vereadores de Sertãozinho, Ribeirão Preto e Pontal, líderes partidários da região, além de vários outros convidados.
A posse dos bens e dos vagões concretizou mais uma etapa no processo de implantação do projeto turístico “Trem da Cana”. No mês passado, também foi entregue ao município uma carta de anuência que estabelece o cronograma de atividades de recuperação do ramal ferroviário que será executado pela Ferrovia Centro Atlântica – FCA.