Prefeito Nério Costa assina convênio com Escola Municipal que garante a continuidade dos trabalhos da Orquestra Jovem de Sertãozinho.
Luiz Henrique Porto
A assinatura do documento aconteceu na manhã da última segunda feira, dia 31, na sala de reuniões do Paço Municipal. O Convênio firmado entre a Prefeitura e a Escola Municipal Antonio Cristino Cabral prevê o repasse de verbas públicas para Osquestra Jovem de Sertãozinho. Será uma suporte financeiro mensal de seis salários mínimos, um pouco mais de R$ 3 mil, que devem ser utilizado na compra e consertos de instrumentos musicais, despesas de viagens e como ajuda de custo aos integrantes do projeto cultural desenvolvido na unidade de ensino. “O dinheiro será um incentivo aos nossos jovens para que eles se dediquem ainda mais”, afirmou a Diretora da Escola, Angela Volpe.
O projeto teve início em 2008. As aulas de música e os ensaios são coordenados pelo Professor Américo Perin. Atualmente, 36 alunos fazem parte da Orquestra Jovem e outros 30 estão no programa de iniciação musical. Participam das atividades os alunos com idade entre 10 e 16 anos. “Este convênio é fundamental para darmos continuidade ao trabalho de formação e aprimoramento de novos talentos”, declarou Perin.
Durante a reunião para formalizar o Convênio, que contou com a presença de cinco integrantes da Orquestra, dos Secretários José Manuel Rodrigues Braz e Maria Dirma Bononi Francisco e do Diretor de Cultura do Município, Marcos Favaretto, o Prefeito Nério Costa fez questão de ressaltar a importância da música na formação educacional dos jovens. “Isso é o mínimo que podemos fazer para motivar o desenvolvimento artístico cultural em nosso município. Espero que este documento seja um compromisso assumido também pelas as futuras administrações”.
O Prefeito Nério Costa informou ainda que pretende ampliar o programa de musicalização para outras Escolas Municipais. O dinherio da Prefeitura será repassado à APM - Associação de Pais e Mestres, que vai gerenciar o uso e aplicação do recurso. Na ocasião da assinatura do Convênio, a Diretora Dinalva Melone da Silva representou a instituição.