Secretaria de Saúde organiza evento com programação especial para pacientes
Luiz Henrique Porto
O Ambulatório de Saúde Mental, da avenida Hideo Takada, realizou nesta terça feira (18/05) uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Toda programação foi direcionada aos pacientes e comunidade.
Na cerimônia de abertura da comemoração da data, a Diretora da Unidade, Marilza Apolinário de Oliveira, falou sobre o Movimento Antimanicomial iniciado na cidade de Bauru, em 1987, que consiste em evitar internações que tiram o doente do convívio com a sociedade. “Trancar não é tratar. A liberdade é o melhor Remédio”, afirmou.
Dentro dos padrões estabelecidos como metas do movimento, atualmente os pacientes têm acompanhamento médico, associado ao uso do medicamento correto e ainda contam com o apoio da família para se restabelecer, ter uma vida saudável, desenvolvendo até atividades tidas como normais, como trabalhar e estudar por exemplo.
Já o Secretário de Saúde, Fernando Furtado, que participou do evento representando o Prefeito Nério Costa, agradeceu a equipe do Ambulatório pelo carinho e atenção dedicados aos pacientes e ainda informou que Sertãozinho poderá ganhar uma nova unidade de tratamento. “Estamos correndo contra o tempo para enviar ao Ministério da Saúde um projeto de criação de um Centro de Atenção Psicosocial para atendimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e drogas.”
A programação seguiu com a apresentação de vídeos com cenas e fotos que retrataram o trabalho com pacientes e as perpectivas de tratamento das doenças pisiquiátricas e em seguida foi servido um café da manhã ao convidados. O evento contou ainda com a participação de Sun Ju Svu, que é mãe de dois filhos portadores de esquizofremia, que ministrou a palestra “Desbravando os caminhos na Saúde Mental”.