Na Fatec de Sertãozinho não existe concorrência. No último vestibular, cem por cento dos inscritos, para o período da tarde, foram aprovados.
Luiz Henrique Porto
A Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, unidade de Sertãozinho, abre as inscrições para o vestibular 2010 a partir de sexta feira (07/05). A Instituição oferece 80 vagas para o curso de Tecnologia Mecânica com ênfase em Soldagem, sendo 40 no período da tarde e 40 à noite.
Com duração de três anos (6 semestres), o curso mescla formação acadêmica que possibilita desenvolver pesquisa aplicada, com conhecimentos específicos e formação profissionalizante, onde o principal objetivo é preparar o aluno para o mercado de trabalho.
No final do ano passado, o vestibular da Fatec teve um número de inscritos considerado pequeno, segundo o diretor da Faculdade, José Roberto Garbin. Para o período noturno foram quatro candidatos por vaga, já o curso com aulas à tarde teve apenas quarenta inscrições, ou seja todos vestibulandos que participaram do processo seletivo foram aprovados. “Por ser tratar de um curso superior de graduação e gratuíto esperavamos uma quantidade maior de candidatos.”
Ainda de acordo com o diretor da Fatec, o salário inicial de um Tecnólogo em Soldagem, denominação dada ao profissional de nível superior formado em curso de tecnologia, varia entre 2 e 5 salários mínimos, podendo chegar a 10 salários com uma formação complementar (especialização ou pós-graduação).
Na opinião da aluna do quinto semestre, Laura Alves Coelho, qualquer outra Faculdade pública, com corpo docente formado por cem por cento de mestres e doutores, o vestibular é muito mais concorrido. “O curso da Fatec de Sertãozinho é fascinante, interessante, instigante e promissor”, afirma.
As inscrições para o vestibular terminam no dia 08 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site . A taxa de R$ 70,00 terá que ser paga através de boleto bancário, que é gerado durante o preenchimento do cadastro.