Prefeito Nério Costa se emociona ao relembrar momentos da infância e da relação de amizade com a família do imigrante italiano
O acervo com cerca de 500 peças, relíquias colecionadas durante quase todo século XX, foi aberto oficialmente à visitação na última sexta feira, dia 9. Várias autoridades da região participaram da cerimônia de reinauguração, entre elas Secretários Municipais e Vereadores. Já para o Prefeito Nério Costa, a visita ao Museu “Carlos Guidi” teve um sabor especial de uma verdadeira viagem ao passado. “Aqui estão reunidos ótimos exemplos que a gente leva para o resto da vida”, declarou sem conseguir conter a emoção ao falar da relação que mantem com a família.
O Museu foi aberto em setembro do ano passado, mas de lá para cá só era frequentado por parentes e amigos. O local na Fazenda São João, que antigamente funcionava como alojamento de trabalhadores rurais foi todo reformado, e agora é utilizado para expor móveis, utensílios domésticos, objetos de uso pessoal, máquinas e implementos agrícolas, ferramentas e veículos de tração animal (carro de boi). Segundo a diretora do espaço e sobrinha do homenageado, Eva Maria Guidi Pinotti, boa parte do acervo foi reunido após a morte do tio, falecido no dia 18 de junho de 2008. Entre os agradecimentos às famílias que colaboraram doando algumas peças que hoje estão em exposição, ela disse: “O Museu registra um pouco da história da imigração italiana e da evolução da agricultura na nossa região.”
Durante o evento, Nério Costa também relembrou do pai, José Garcia, que trabalhou como primeiro tratorista da fazenda e das passagens vividas nas propriedades de Carlos Guidi, como as brincadeiras de infância e da cerimônia de casamento celebrada à sombra de um grande Jequitibá. O Prefeito ainda enfatizou que pretende incluir o Museu no circuíto turístico do município e ainda promover excursões para levar os alunos das Escolas Públicas para conhecer o espaço cultural. “Quem não preserva o passado, não sabe cuidar do presente e nem tão pouco terá um futuro brilhante”, afirmou elogiando a iniciativa.
fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Sertãozinho