A segunda etapa do programa prevê investimentos de R$1,59 trilhão em obras
O prefeito municipal Nério Costa, acompanhado do assessor técnico da secretaria de Industria e Comércio, Walter Luís Celline, esteve na última segunda-feira, dia 29, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, participando da cerimônia de lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. A solenidade reuniu todos os ministros, governadores, prefeitos de várias capitais, representantes do empresariado e líderes de movimentos sociais. O PAC 2 irá priorizar os investimentos nas áreas de ação social, moradia e saúde, cerca de R$ 1,59 trilhão até 2014.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado dos ministros, da Casa Civil, Dilma Roussef, das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, e demais ministros ligados ao PAC, afirmou que nessa segunda etapa do programa serão priorizados investimentos nas áreas sociais, como a construção de mais 6 mil creches, investimentos em saneamento básico e infra-estrutura, transportes e a construção de cerca de 2 milhões de moradias, visando diminuir o déficit habitacional.
O presidente Lula alertou que as obras levam tempo para serem elaboradas e que as prefeituras e governos estaduais devem apresentar os projetos o quanto antes. “Esperamos que todas as prefeituras e governos estaduais apresentem projetos consistentes para que possamos liberar o dinheiro. O PAC só funciona com a contribuição de todos e não apenas do governo Federal”, disse o presidente Lula. “Entre abril e junho estaremos discutindo mais de 10 mil projetos”, lembrou o presidente.
Solicitações - O prefeito Nério Costa, que tem viajado rotineiramente a Brasília em busca de recursos, também sereuniu na tarde de segunda-feira com o senador de São Paulo Aloízio Mercadante e participou de um encontro com o ministro da fazenda, Guido Mantega, e protocolou junto ao Ministério das Cidades, alguns projetos para serem analisados, visando a contemplação nesta segunda etapa do programa federal.“Estamos sempre em busca de recursos dos governos federal e estadual, para investirmos em melhorias no município. Já protocolamos junto ao ministério alguns projetos que são importantes para a cidade. Estamos solicitando recursos do PAC Cidade, para concluirmos nossos programas de macro drenagem urbana, com o qual queremos acabar com as enchentes na cidade, terminar a construção da nossa Estação de Tratamento de Esgoto e finalizar o aterro sanitário; além do PAC transporte, que vai liberar recursos para investimentos em melhorias e duplicação de estradas vicinais e estradas municipais,” destacou o prefeito.
fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Sertãozinho