19 MAI 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
HOJE VOCÊ VAI CONHECER E SE ENCANTAR COM O ZEZINHO E COM A LISA

Miados e latidos são as línguas oficiais do Canil Municipal de Sertãozinho. Lá, você pode adotar tanto com cães como gatos. Essa semana, a Campanha Patinha Amiga apresenta um bichinho de cada espécie para você!

Zezinho, um filhotão canino macho, de porte médio, foi recolhido abandonado junto a seus irmãozinhos. E Lisa é uma gata adulta jovem, resgatada com filhotes. Os dois já estão prontos para receber muito amor e carinho num novo lar!

A UBS Animal e o Canil Municipal ficam na Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã. Funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

VOCÊ SABIA?

É muito importante que o seu pet tenha um local adequado para descansar, protegido de sol, chuva e frio. Nunca o mantenha acorrentado. O local onde vive o seu amigo deve ser limpo com frequência, sem acúmulo de fezes e urina.

No Canil Municipal, os animais ficam em baias com solário, onde a limpeza é feita com frequência, sempre que há dejetos. Além disso, o local é lavado e desinfetado pelo menos três vezes por dia.

Quando dão entrada no Canil, os animais resgatados ficam isolados de outros em boxes de internação, para observação. Aqueles que chegam em ninhada permanecem juntos. Isso é necessário para ver se o animal vai apresentar sintomas de doenças e evitar um possível contágio.

Quando já não há mais risco de contaminação e os animais já estão melhorando, vão para baias coletivas para finalizar o tratamento: são sete baias para cães e uma para gatos. Eles são agrupados conforme idade, temperamento, tamanho e afinidades. Gatos sempre ficam separados de cães.

Após terminarem o tratamento, serem castrados, vacinados e vermifugados, eles são transferidos para a área de adoção, que é aberta para visitas. Nesse local, há duas baias para gatos e quatro para cães. A quantidade de animais que os abrigos acomodam varia com o tamanho dos