24 AGO 2021
SAÚDE DE SERTÃOZINHO DISPONIBILIZA MAIS UMA ALTERNATIVA DE PREVENÇÃO AO HIV
Foto Noticia Principal Grande
Centro de Referência de Infectologia de Sertãozinho já tem disponíveis medicamentos de prevenção ao HIV

A PreP – Profilaxia pré-exposição impede o contágio de pessoas não infectadas antes da exposição ao vírus

No Brasil, cerca de 40 mil pessoas são infectadas pelo HIV a cada ano. Alguns grupos de pessoas são afetados mais do que outros, de forma desproporcional. Então, para evitar a infecção pelo vírus em grupos que estejam mais expostos, é recomendada a prevenção combinada. Ou seja, novos métodos de prevenção complementares que ampliam as opções de ferramentas cientificamente eficazes contra o vírus.

Uma dessas alternativas é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PreP). Trata-se da ingestão diária de um comprimido que contém tenofovir e entricitabina, substâncias que bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo, impedindo assim o contágio em pessoas não infectadas.

Em Sertãozinho, a PreP já é ofertada no Centro de Referência de Infectologia “Dr. João Batista Ortolan” desde junho deste ano. Pode ser utilizada por pessoas de grupos prioritários, como casais sorodiscordantes (quando um dos pares tem HIV e o outro não), HSH (homens que fazem sexo com outros homens) e profissionais do sexo.

Fazer parte de um desses grupos, porém, não é suficiente. É necessário passar por avaliação de uma equipe interdisciplinar, composta por médico infectologista, biomédico, técnicos em enfermagem, assistente social e farmacêutico.

Para ter acesso à PreP é necessário agendar presencialmente uma avaliação com a equipe do Programa Municipal de DST/Aids, que cumprirá os protocolos necessários para inclusão do indivíduo. O Centro de Referência de Infectologia fica localizado na Av. Hideo Takada, s/ nº, ao lado da UBS da Cohab III. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

É importante ressaltar que a PreP não descarta a necessidade de uso de preservativo, seja masculino ou feminino.