30 AGO 2021
INCLUSÃO! JOVEM COM AUTISMO TERÁ PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COMO PROFESSOR AUXILIAR DA PREFEITURA DE SERTÃOZINHO
Vítima de bullying no passado, Leonardo que é bom em exatas, planeja motivar pessoas com deficiência a não desistirem de seus sonhos

Leonardo Soares Barbosa já está com a documentação pronta e aguarda apenas a ligação da Secretaria Municipal de Educação para iniciar as atividades como professor auxiliar da rede municipal de ensino. Ele ocupará uma das vagas destinadas à contratação de estagiários nas unidades educacionais do município.

Aos 19 anos, Leonardo que é autista e cursa o quarto semestre de Pedagogia em uma faculdade de Sertãozinho, teve a contratação oficializada, no Paço Municipal, pelo prefeito Dr. Wilsinho e pela secretária de Educação, Luciana Fernandes Ambrosio.

O estágio na Prefeitura será a primeira experiência de trabalho de Leonardo, que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro de Autismo Leve aos sete anos de idade. Ele não foi beneficiado pelo sistema de cotas, e sim, pelo procedimento convencional com inscrições no CIEE, processo seletivo e entrevistas, como ocorreu com outros candidatos.

O jovem, que gosta da área de Exatas, escolheu o curso de Pedagogia por ter como inspiração o antigo professor de Matemática do ensino médio, José Reis, conhecido popularmente em Sertãozinho como Reizinho.

Por conta da interrupção nas aulas em virtude da pandemia de Covid-19, no novo trabalho Leonardo acompanhará um aluno com dificuldade de aprendizagem de forma remota e, após o retorno das atividades, auxiliará de perto esse aluno. O contrato de trabalho será de um ano, podendo ser renovado por mais um.

A tão sonhada vaga foi recebida com alegria pela família. “Isso é um sonho, porque eu sou professora da educação especial e eu entendo que esse é o foco da inclusão por completo. Meu filho já planeja algo para o futuro dele”, comenta a mãe de Leonardo, Roberta Barbosa, que é formada em Pedagogia e atua como professora.

A contratação de Leonardo, que já foi vítima de bullying no passado, vai ao encontro com a proposta de governo do prefeito Dr. Wilsinho e do vice Ricardo Almussa. “É missão da prefeitura estimular e incentivar a inclusão em todos os setores”, comenta o prefeito.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS