17 SET 2021
MARCELO RUBENS PAIVA É O PATRONO DA 18ª FEIRA DO LIVRO DE SERTÃOZINHO
Os preparativos para 18ª Feira do Livro de Sertãozinho estão a todo vapor! Este ano, o patrono do evento será o escritor, dramaturgo e roteirista Marcelo Rubens Paiva.

Nascido em São Paulo em 1959, formou-se em rádio e TV, pela Universidade de São Paulo (USP), e também em teoria literária, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Marcelo é filho do ex-deputado federal Rubens Paiva, torturado e morto durante a ditadura militar. Aos 20 anos, fraturou a coluna ao pular em um lago e ficou tetraplégico, mas recuperou os movimentos das mãos e braços após tratamento fisioterápico. Seu primeiro livro foi o autobiográfico “Feliz ano velho”, publicado em 1982, que logo virou best-seller.

Lançou, depois, os romances “Blecaute”, “Malu de bicicleta”, “Ainda estou aqui” e “Meninos em fúria”, entre outros e ganhou os prêmios Jabuti (1983), Moinho Santista (1985) e Shell de Teatro (2000).

Marcelo Rubens Paiva foi um dos diretores artísticos da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Atualmente é colunista do jornal O Estado de S. Paulo desde 2002 e vive na capital paulista.

MAIORIDADE
Com o tema “A maioridade da Feira do Livro de Sertãozinho: trajetória, resultados e perspectivas”, o evento desse ano será online, de 13 a 17 de outubro. E transmitirá em site próprio oficinas, apresentações de dança e teatro, contações de histórias, mesas-redondas e shows musicais.

Organizada pelas secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, a 18ª Feira do Livro de Sertãozinho é um projeto aprovado no Edital Tradição SP, que faz parte do Programa Juntos pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Contará também com recursos municipais, que serão adicionados ao montante contemplado no edital.