28 SET 2021
SETEMBRO AMARELO: EQUIPE DE SAÚDE MENTAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE SUICÍDIO
Na manhã de hoje (28), toda a equipe do Ambulatório de Saúde Mental de Sertãozinho participou de uma roda de conversa com o tema “Mitos e verdades sobre suicídio”.

A atividade é uma das iniciativas da Secretaria de Saúde que integra a campanha Setembro Amarelo e foi ministrada pelo médico Murilo Silveira de Souza, psiquiatra da rede municipal de saúde.

A equipe do Ambulatório de Saúde Mental é composta por recepcionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, diretora administrativa, enfermeiras, psicólogos e médicos psiquiatras.

“Manter os profissionais de saúde mental constantemente atualizados é essencial para a prestação de um serviço de excelência, focado na valorização da vida”, comenta a secretária de saúde, Soraia Stella.

MITOS E VERDADES
Muitas pessoas pensam equivocadamente que falar de suicídio com quem está desistindo de viver incentiva a pessoa a tirar a própria vida. Na verdade, conversar abertamente sobre o tema traz alívio para o sofrimento da pessoa e é uma forma de prevenção.

Também é preciso quebrar a crença de que pessoas que desejam se matar dizem isso para chamar atenção. É muito importante levar a pessoa a sério e prestar atenção ao que ela diz e também às mudanças de comportamento.

Outra ideia equivocada é de que a pessoa que pensa em se matar realmente quer morrer. Muitas pessoas que se intoxicam propositalmente se arrependem logo em seguida. Os sentimentos em relação à vida e à morte para esses indivíduos são muito confusos e mesmo sobreviventes arrependidos podem tentar suicídio novamente. Aliás, esse é o maior grupo de risco. Por isso é muito importante oferecer apoio emocional.

SETEMBRO AMARELO
É uma campanha realizada no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O objetivo é prevenir e reduzir a incidência de suicídios no país.