30 SET 2021
SETEMBRO AMARELO: PREVENÇÃO É A MELHOR FORMA DE COMBATER O SUICÍDIO
Uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos no mundo. Cerca de 30 pessoas morrem por suicídio a cada dia no Brasil. E 17% dos brasileiros já pensaram alguma vez em tirar a própria vida.

Estudos apontam que cada caso de suicídio, consumado ou não, impacta seriamente e de forma direta a vida de pelo menos outras seis pessoas. Além disso, a tentativa não consumada pode deixar danos físicos e mentais permanentes.

Esses dados evidenciam que o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo que acontece em indivíduos de qualquer idade e classe social. Estima-se que a incidência de casos seja muito maior, pois muitas certidões de óbito omitem a informação, contribuindo para a subnotificação.

A médica Daniela Costa Lobo e Silva, psiquiatra infantil do Ambulatório de Saúde Mental de Sertãozinho (ASM), afirma que as causas que levam alguém a querer desistir da vida são múltiplas e muitas vezes se entrelaçam. Por isso não podem ser resumidas a um único fator ou a um acontecimento recente.

Segundo Daniela, as duas principais causas são tentativa prévia e a presença de alguma doença mental muitas vezes não tratada, como depressão e transtorno bipolar. “É importante frisar que isso não quer dizer que toda pessoa que tenha uma doença psíquica vá atentar contra a própria vida”, destaca a médica.

Outros fatores de risco são: acesso a meios letais; uso de álcool e outras drogas; impulsividade; questões existenciais; desesperança e desespero diante de adversidades como problemas financeiros, perda de emprego ou de alguma pessoa querida; ausência de amigos íntimos; isolamento social.

POR ISSO É MUITO IMPORTANTE PREVENIR!
A assistência prestada a pessoas que tentaram o suicídio é uma estratégia fundamental na prevenção, assim como dar suporte aos familiares.

Romper os preconceitos procurar assistência psiquiátrica também é muito importante. Assim como falar abertamente sobre o tema com quem pode estar pensando em se matar.

Ao perceber que você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, procure ou indique a UBS mais próxima. Lá, a pessoa será acolhida e direcionada para o tratamento adequado. Em casos de emergência, procure a UPA 24 horas ou atendimento do CVV pelo telefone 188 ou chat on-line no site http://www.cvv.org.br.

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O objetivo é prevenir e reduzir a incidência de suicídios.