Com a volta dos atendimentos presenciais, a Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho identificou uma expressiva elevação na procura por atendimentos no Centro de Saúde II, que é destinado para especialidades médicas no município.
A situação acontece porque esse serviço havia sido suspenso por mais de um ano em formato presencial em virtude da pandemia de Covid-19 e, só foi retomado há alguns dias, o que resultou em um acúmulo de atendimentos em um curto período de tempo.
O grande número de atendimentos no CS II também levou muita gente a procurar a UPA, (Unidade de Pronto Atendimento), que não tem a função de oferecer qualquer tipo de especialidade médica, mas sim casos de urgência e emergência.
A Secretaria de Saúde acredita que, para evitar sobrecarga de atendimento no CS II e na UPA, o ideal é a utilização das UBSs que, inclusive, estão preparadas para atender os pacientes de forma humanizada e fazer o ideal encaminhamento para um especialista, se necessário.
Com o objetivo de amenizar os impactos dessa grande procura por atendimento, em agosto, a Prefeitura de Sertãozinho aumentou a oferta de consultas com a ampliação do horário de funcionamento das UBSs da COHAB III, Jardim Santa Rosa e Jardim Alvorada até às 19h. Essa ampliação no horário das unidades faz parte de uma proposta de governo da gestão Dr. Wilsinho e Ricardo Almussa.
Fonte: Departamento de Comunicação PMS