08 OUT 2021
18ª FEIRA DO LIVRO DE SERTÃOZINHO RELEMBRA PATRONOS E HOMENAGEADOS DE SUA TRAJETÓRIA
Evento começa na próxima quarta-feira, 13 de outubro, em formato online

A tão esperada 18ª Feira do Livro de Sertãozinho já está chegando! Com o tema “A maioridade da Feira do Livro de Sertãozinho: trajetória, resultados e perspectivas”, o projeto da Feira do Livro desse ano foi contemplado no Edital Tradição SP, que faz parte do Programa Juntos pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. O evento conta também com recursos municipais, que serão adicionados ao montante contemplado no edital.

Na semana passada, vocês puderam conferir os temas que permearam as edições anteriores e agora vamos rememorar os patronos e alguns dos homenageados desse evento que já é tradição sertanezina.

HOMENAGEADOS E PATRONOS
Desde 2003, foram rendidas homenagens a diversas personalidades que marcaram a cultura e a educação do município. Na 18ª edição, a homenageada é a bibliotecária aposentada Cristina Elisabeth Bisson Moreno, que se empenhou durante 26 anos ao trabalho na Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior”.

Alguns destaques entre os homenageados são a professora, atriz e patrona do Teatro Municipal, Olympia Faria de Aguiar Adami; o professor, ator e escritor José Luiz de Oliveira; o jornalista Waldomiro Gomes; o médico patrono da biblioteca, Dr. Antônio Furlan Júnior; o promotor de justiça e estudioso da memória das cidades do interior do estado, Octávio Verri Filho; a escritora Sonia Sarti; o diretor de teatro Américo Rosário de Souza; a escritora local Joana D’Arc Tobias e a professora e escritora local Ana Paula Marini.

Patrono ou patrona é o mesmo que padrinho ou madrinha. O escritor Marcelo Rubens Paiva é quem bendiz a Feira de 2021. Entre os patronos de sua trajetória, estão escritores, escritoras, linguistas, promotores de políticas públicas para o livro e a leitura, jornalistas, ilustradores, compositores e até mesmo o astronauta e atual ministro Marcos Pontes!

São nomes como Lygia Fagundes Telles, Galeno Amorim, Gabriel, o Pensador, Marina Colassanti, Fabrício Carpinejar, Pasquale Cipro Neto, Heloísa Prieto, Rolando Boldrin, Orlando Pedroso, Ilan Brenman, Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Alves (in memorian) e Sônia Barros.

Organizada pelas secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, a edição 2021 do evento acontecerá de 13 a 17 de outubro, de forma on-line no site:
www.flisert.com.br. Lá você também encontra a programação completa do evento.

Texto: Luciana Nascimento